O primeiro-ministro esteve esta sexta-feira reunido com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e anunciou a criação de uma nova linha de financiamento, de 30 milhões de euros, para apoiar a programação cultural nos concelhos nacionais.
Entre os temas em cima da mesa estiveram ainda os 1.500 milhões de euros que ainda estão por executar dos fundos comunitários e a aplicação dos 300 milhões de euros que são possíveis obter do quadro da reprogramação dos fundos europeus já existentes.
“É fundamental para o país, para o território, para que os municípios, que são dos maiores investidores em cultura do nosso país, possam dispor de condições para, mesmo neste verão, em que não é possível realizar festivais, possam realizar em segurança espetáculos musicais”, explicou António Costa aos jornalistas.
O auxílio de 30 milhões de euros ao poder local servirá para as autarquias realizarem atividades culturais tanto ao ar livre como em espaços interiores e, segundo o Governo, vai permitir que “um dos setores mais duramente atingidos por esta crise possa encontrar um espaço de reanimação”.
“Tem muito a ver com a animação das economias locais através do turismo. Este ano seguramente os portugueses compreendem que é necessário fazer férias cá dentro e vão ter oportunidade de conhecer melhor o nosso país”, referiu o líder do Executivo, referindo-se à zona litoral e ao interior.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com