[weglot_switcher]

“Não é aceitável que Montenegro recuse debater com PAN, Livre e BE”, critica Rui Rocha

Aliança Democrática argumenta que, ao contrário do ano passado, agora o CDS tem representação parlamentar. Na realidade, já em 2024 Luís Montenegro quis que Nuno Melo tivesse presença em alguns dos debates, mas a proposta acabou por ser rejeitada pelas televisões.
26 Março 2025, 10h50

O presidente da Iniciativa Liberal critica o líder do PSD por ter indicado Nuno Melo para os debates nas televisões com o PAN, Livre e Bloco de Esquerda, considerando inaceitável que Luís Montenegro se “recuse a debater” com Inês Sousa Real, Rui Tavares e Mariana Mortágua antes das eleições legislativas de 18 de maio.

“O candidato a primeiro-ministro de cada uma das forças políticas que se apresentam a eleições deve participar em todos os debates com os líderes dos restantes partidos representados na Assembleia da República. No respeito do espírito democrático, não é aceitável que Montenegro recuse debater com PAN, Livre e BE”, criticou Rui Rocha numa publicação feita na rede social X.

Os debates para as legislativas de maio realizar-se-ão entre 8 e 28 de abril. De acordo com o noticiado pelo Público, a Aliança Democrática (AD) argumenta que, ao contrário da campanha anterior, agora o CDS tem representação parlamentar, não podendo por isso ficar de fora das discussões. Mas já em 2024 a AD quis que fosse o líder dos centristas, então sem assento na Assembleia da República, a debater com o Livre e a CDU, o que acabaria por não acontecer porque as televisões rejeitaram a troca proposta.

Os partidos agora visados, PAN, Livre e BE, querem debater com o primeiro-ministro e cabeça de lista da AD e admitem mesmo não apresentar os líderes nos debates em causa se o oponente acabar mesmo por ser Nuno Melo.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.