A Unilever decidiu voltar a integrar o idioma castelhano nos rótulos de gelado Olá (Frigo na Espanha), segundo o El Economista, esta segunda-feira, 17 de agosto.
A decisão surge na sequência de uma campanha contra todas as marcas do grupo, divulgadas nos últimos dias nas redes sociais, que dispensou o idioma nos cartazes dos gelados e usou apenas o Catalão, Inglês e Alemão.
Além da revolta nas redes sociais, o eurodeputado Jordi Cañas, já tinha anunciado que levaria o caso a Bruxelas . “Vou denunciar perante a Comissão Europeia a resposta da multinacional Unilever Espanha que viola as normas europeias. O corolário da resposta da Unilever Espanha é evidente: não me respeitas, não te compro”, apontou Jordi Cañas.
Marcos de Quinto, ex-deputado de Ciudadanos e ex-chefe de marketing global da Coca-Cola, também entrou no debate. “A Unilever é livre de desprezar o castelhano nos rótulos dos seus produtos vendidos em território espanhol, assim como os espanhóis são igualmente livres para desprezar os seus gelados. Respeitemos a liberdade”, frisou Marcos de Quinto.
O grupo, que possui marcas como sopas Knorr, maionese Hellmann’s, sabonetes Dove ou desodorizantes Axe ou Rexona, garantiu que o rótulo atual não mudou desde 2009, mas que “com o objetivo de evitar este tipo de mal-entendido, as letras vão sempre aparecer nos dois idiomas”. A Unilever agradece “as várias opiniões, comentários e sugestões recebidas” e lembra que “para os clientes que o solicitem, colocaremos sempre à sua disposição a possibilidade de terem as informações em espanhol”.
Segundo o El Economista, a legislação catalã exige que todos os produtos estejam rotulados em catalão, mas não diz nada sobre o idioma castelhano.
Quando questionada pelos consumidores sobre os rótulos de gelado, a empresa destacou que “a rotulagem da Frigo na Catalunha está em conformidade com a legislação obrigatória em vigor para todas as empresas que comercializam os seus produtos nesta comunidade autónoma”. A Unilever enalteceu ainda que “caso o cliente o solicite, oferecemos-lhe a possibilidade de ter o rótulo noutro idioma” e insiste que “é a nossa responsabilidade respeitar a legislação em vigor, bem como servir em todos os momentos os nossos consumidores e clientes onde quer que estejam”.
As criticas à empresa levaram com que o vice-presidente Xavier Mon Companys, que apoia o movimento de independência da Catalunha, tivesse apagado a conta pessoal da rede social Twitter e até ao momento também ainda não comentou o assunto.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com