A Comissão Política de Secção de Viana do Castelo do PSD saudou a abolição das portagens na A28 e criticou severamente a posição dos deputados social-democratas eleitos pelo distrito pela votação referente à abolição dos pagamentos nas ex-Scuts decidida na passada sexta-feira.
“O PSD de Viana congratula-se com a abolição das portagens da A28. Não nos revemos na posição dos deputados do PSD eleitos pelo distrito de Viana do Castelo”, pode ler-se numa publicação no Facebook.
Recorde-se que a Autoestrada A28 liga a cidade do Porto a Caminha, percorrendo as sub-regiões da Área Metropolitana do Porto, Cávado e Alto Minho. Esta infraestrutura pertence à Região Norte de Portugal e tem uma extensão total de 93 quilómetros.
O parlamento aprovou na quinta-feira na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.
Nas votações deste projeto, PSD e CDS-PP votaram contra e a IL absteve-se.
Depois de um debate tenso e com muitas trocas de acusações, acabou por ser aprovada a iniciativa do PS para eliminar as taxas de portagem nos lanços e sublanços das autoestradas do Interior (ex-SCUT) ou onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança, seguindo agora para o processo de especialidade.
A proposta do PS pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.
Nota: Corrigida às 19h13 tendo em conta que a publicação foi efetuada pela Comissão Política de Secção do PSD de Viana do Castelo e não pela Distrital do PSD já que a mesma é designada por PSD Alto Minho
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com