[weglot_switcher]

“Não pedi para sair”. Jamila Madeira surpreendida com substituição no Governo

“Não pedi para sair e, naturalmente, fiquei muito surpreendida com a opção da sra. ministra da Saúde”, referiu ao jornal “Expresso” Jamila Madeira sobre a alteração anunciada na quarta-feira, 16 de agosto.
17 Setembro 2020, 13h15

A ex-secretária de Estado-adjunta da Saúde, Jamila Madeira assumiu estar surpreendida com a sua substituição no Governo por António Lacerda Sales, esta quinta-feira, 17 de setembro, após a remodelação conhecida esta quarta-feira.

“Não pedi para sair e, naturalmente, fiquei muito surpreendida com a opção da sra. ministra da Saúde”, referiu ao jornal “Expresso” Jamila Madeira sobre a alteração anunciada na quarta-feira, 16 de agosto.

Jamila Madeira contou que chegou a estar escalada para participar na conferência de imprensa da Direção Geral da Saúde de quarta-feira, 17 de setembro. “Saio de consciência tranquila de missão cumprida com a certeza de que fiz tudo ao meu alcance num ano particularmente inédito”, garantiu, desejando ainda “votos” para que o Governo de António Costa com que teve “orgulho em trabalhar”.

A notícia do Expresso, sucede a do Público que dá conta que a ministra da Saúde, Marta Temido exigiu a saída de Jamila Madeira tendo tido preferência que António Lacerda Sales assumisse o cargo de secretário de Estado adjunto. Para o Ministério da Saúde vai entrar Diogo Serras Lopes que até aqui era vice-presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde.

O motivo para a saída de Jamila Madeira do Governo não está claro e até há pouco tempo a ex-secretária de Estado-adjunta da Saúde participava das conferências de imprensa da DGS onde dava nota de vários aspetos relacionados com a Covid-19. A 9 de setembro, na sua última intervenção nas habituais conferências de imprensa da DGS, Jamila Madeira anunciava “um investimento de 20 milhões de euros” para “a aquisição de máscaras cirúrgicas, respiradores, óculos, viseiras, fatos de proteção”.

Jamila Madeira é antiga líder da Juventude Socialista, eurodeputada e dirigente do PS e a sua saída do Governo foi acompanhada por outras alterações no executivo de António Costa. Alberto de Souto de Mira deixa o cargo de secretário de Estado Adjunto e das Comunicações e será substituído por Hugo Santos Mendes. A remodelações abrangem também a antiga Ana Pinho secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, cujo cargo passará a ser ocupado por Marina Gonçalves.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.