[weglot_switcher]

Empresa Origem-Cozinha Saudável entra no mercado empresarial

Com seis lojas, a Origem- Cozinha Saudável vende em média, por dia, 450 a 500 almoços. Depois de três cafetarias, decidiu expandir-se para o mercado empresarial, conta a diretora executiva, Luz Pinto Bastos.
16 Setembro 2017, 19h30

A Origem tem um restaurante e cafetarias. Porque decidiu expandir-se para outro tipo de mercado?

A entrada da Origem no mercado empresarial aconteceu após verificarmos a existência de uma grande procura, por parte das empresas, pelo serviço de catering saudável que disponibilizamos. Este facto também nos ajudou a compreender que existe interesse por parte do mercado corporate em oferecer aos seus trabalhadores produtos saudáveis que permitem refeições equilibradas. A procura da Randstad pela nossa oferta de alimentação saudável acabou por nos encorajar a entrar neste mercado, novo para a Origem.

Qual foi o investimento da empresa nesta nova vertente e qual é o retorno esperado?

Depende do modelo de negócio adoptado em cada localização, restaurante ou cafetaria. Na maioria dos casos, as empresas já possuem um espaço para os colaboradores realizarem as refeições e nós entramos como “operadores” do local. O nosso principal investimento é na formação dos nossos colaboradores e na logística necessária à operação.

Que empresas estão a aderir a este conceito?

A entrada da Origem no mercado empresarial aconteceu com a abertura de um serviço de restauração e cafetaria na empresa Randstad, em Lisboa. Depois, a Abreu Advogados também manifestou interesse em ter um espaço Origem nas suas instalações, o que se concretizou na abertura de uma cafetaria na nova sede, em Santa Apolónia.

Como é que se compete no mercado de comida saudável, com comida biológica que é mais cara?

Com volume. Comprando em volume e pagando atempadamente, conseguimos baixar os preços das matérias-primas. No caso particular dos produtos biológicos, o que se tem verificado é que o grande aumento da procura tem motivado maior produção e, por consequência, redução de preços. A Origem optou pela combinação de produtos biológicos e produtos convencionais.

Que critérios utilizam na elaboração da ementa?

As ementas da Origem procuram incluir opções saudáveis de pequeno-almoço, almoço e lanche. Além da escolha de produtos frescos e da época, são respeitadas restrições e intolerâncias alimentares através da oferta de produtos sem glúten, sem açúcar e sem lactose. Estamos sempre à procura de inovar e criar novas opções que correspondam aos desejos dos nossos clientes.

Ao mesmo tempo, tentamos acompanhar as tendências alimentares que se centram em alimentos mais saudáveis e alternativos aos convencionais, como a quinoa, millet, bulgur e trigo sarraceno que são cereais ricos em ferro, fibras e magnésio, que se assumem como opções ao arroz ou à massa. A existência destes alimentos nas ementas resulta do nosso interesse e constante atualização sobre as tendências mais saudáveis. Por vezes, acabamos por ser nós a dar a conhecer novas alternativas a quem nos visita.

Quem são os vossos fornecedores?

Trabalhamos semanalmente com fornecedores que abastecem os nossos restaurantes e cafetarias com produtos frescos e de qualidade, o que nos permite cumprir a nossa missão de promoção de uma alimentação saudável e de destacar o verdadeiro sabor dos alimentos.

Têm outras opções, além das cafetarias?

Temos disponível o serviço de Catering, que servimos em empresas ou casas particulares, com uma oferta personalizada e utilização de produtos da época. É ainda possível usufruir do serviço de Take Away, sendo que o pedido tem de ser realizado e levantado nos espaços Origem. As pessoas que levarem o seu próprio recipiente para transportar a refeição têm um desconto imediato de 0,15€.

Quantas pessoas trabalham no projeto actualmente?

Atualmente contamos com 30 trabalhadores, distribuídos pelo restaurante e cafetarias abertos ao público em geral e pelos espaços inseridos na Randstad e na Abreu Advogados. Orgulhamo-nos em ter uma equipa dedicada e coesa, atenta às necessidades e desejos dos clientes, o que nos permite criar novos produtos e aumentar a oferta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.