Se não sabe onde tem de ir votar, existe um serviço que lhe diz através de mensagem para o telemóvel.
Basta enviar uma mensagem para o nº 3838. No texto da mensagem, tem de escrever RE (espaço) o seu número de identificação (espaço) e inserir a data de nascimento no formato ano, mês dia.
Por exemplo: RE 12344880 19891007.
Irá receber uma mensagem poucos segundos depois para o seu telemóvel, da REleitoral. Na resposta, verá o seu nome completo escrito com maiúsculas e depois a morada onde fica o sítio onde tem de votar, assim como a sua secção de voto.
Se não tem o telemóvel à mão tem outra alternativa à mão para saber o local de votação. O Ministério da Administração Interna disponibilizou uma plataforma onde os eleitores podem aceder com o número do cartão de cidadão e a data de nascimento.
Quando acede à ligação com os seus dados pessoais, a mesma disponibiliza o posto de recenseamento, local de voto, seguido pela respetiva morada, e pela secção de voto.
É de destacar que os “cidadãos portadores de Cartão de Cidadão, residentes em território nacional, continuam a ser automaticamente inscritos na freguesia correspondente à morada indicada no referido cartão”, explica a secretaria-geral do ministério da Administração Interna.
Com o fim do número de eleitor, os “cadernos eleitorais serão organizados, dentro de cada freguesia ou posto de recenseamento, por ordem alfabética dos nomes dos respetivos eleitores”.
Além de conseguir consultar o seu local de voto através da plataforma do recenseamento eleitoral, existe também a aplicação para telemóvel MaiMobile.
Por sua vez, as inscrições de cidadãos estrangeiros no recenseamento só são pesquisáveis por nome.
As urnas abriram às 8h00 e estarão abertas até às 19h00.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com