[weglot_switcher]

“Não terá qualquer impacto imediato”, diz a TAP sobre decisão do Tribunal Europeu (com áudio)

Em mensagem enviada aos trabalhadores, Ramiro Sequeira e Miguel Frasquilho, CEO e chairman da TAP, respectivamente, asseguraram que a decisão do Tribunal Geral da União Europeia não terá consequências imediatas, uma posição em linha com a que foi expressa por António Costa.
  • Cristina Bernardo
19 Maio 2021, 16h41

A decisão anunciada esta quarta-feira pelo Tribunal Geral da União Europeia (TGEU) de anular a ‘luz verde’ para o Estado português emprestar 1.200 milhões de euros à TAP não terá consequências imediatas na ajuda concedida à empresa, informaram o CEO, Ramiro Sequeira, e o chairman, Miguel Frasquilho, numa mensagem enviada aos colaboradores.

“A decisão do TGEU não terá qualquer impacto imediato no referido auxílio de Estado que foi concedido à TAP”, lê na mensagem, a que o Jornal Económico teve acesso.

O TGEU anulou a decisão da Comissão Europeia que autorizou Portugal a emprestar 1.200 milhões de euros, explicanso que a decisão da Comissão de declarar que a ajuda concedida por Portugal é compatível com o mercado interno é anulada por as razões apresentadas por Bruxelas para dar esta autorização terem sido consideradas “inadequadas”, pode-se ler na decisão do tribunal europeu.

No entanto, o tribunal sediado no Luxemburgo explica que os “efeitos da anulação (incluindo a recuperação da ajuda) estão suspensos até uma nova decisão”.

O primeiro-ministro, António Costa, reagiu à decisão no início da tarde, dizendo que “visa solicitar à Comissão Europeia informações complementares” e que,  “para já, não tem consequência nenhuma”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/respostas-rapidas-porque-e-que-o-tribunal-europeu-anulou-o-emprestimo-de-1-200-milhoes-a-tap-740686

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.