[weglot_switcher]

“Não vejo isso a acontecer”. Trump assume não ter planos para substituir o presidente da Fed

Donald Trump nomeou Jerome Powell como presidente Reserva Federal em fevereiro de 2018, mas sugeriu a sua saída meses depois durante uma disputa sobre as taxas de juro.
Trump
Former U.S. President Donald Trump attends a rally in Wilkes-Barre, Pennsylvania, U.S., September 3, 2022. REUTERS/Andrew Kelly – RC20AW9LDZLQ
8 Dezembro 2024, 16h16

Donald Trump, assume que não vai tentar substituir o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, cujo mandato termina em maio de 2026. “Não vejo isso a acontecer”, afirmou o presidente eleito dos Estados Unidos em entrevista à “NBC”.

Numa entrevista exclusiva com a moderadora do “Meet the Press”, Kristen Welker, Trump disse: “Não penso”, quando questionado se planeia encurtar o mandato do chefe do banco central.

Durante a entrevista, Donald Trump foi questionado por Kristen Welker, sobre o facto do presidente da Reserva Federal, Jerome Powell ter dito que não deixará o cargo, mesmo que tal lhe seja pedido e se face a esse cenário colocaria em cima da mesa a sua substituição.

“Não, acho que não. Mas não acho que se lhe dissesse, ele fá-lo-ia. Mas se pedisse, ele provavelmente não o faria. Mas se eu lhe dissesse, ele faria isso”, referiu Donald Trump.

Donald Trump nomeou Jerome Powell como presidente Reserva Federal em fevereiro de 2018, mas sugeriu a sua saída meses depois durante uma disputa sobre as taxas de juro.

Os dois entraram em confronto várias vezes durante o primeiro mandato de Trump, com o agora presidente dos Estados Unidos a ameaçar despedir Jerome Powell em repetidas ocasiões. Em 2022, o presidente Joe Biden renomeou Jerome Powell para um segundo mandato de quatro anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.