NASA descobre sistema com 8 planetas, parecido com o da Terra

Há no universo outro sistema planetário idêntico ao sistema solar. A descoberta da Nasa tem especial significado por ter sido feita com recurso a ferramenta de inteligência artificial da Google.
15 Dezembro 2017, 12h14

Há no universo outro sistema planetário idêntico ao sistema solar, pelo menos em número de planetas. A revelação foi feita na quinta-feira à tarde pela NASA, que na terça-feira já tinha anunciado que iria desvendar uma importante descoberta feita pelo telescópio espacial Kepler.

O que o caça-planetas descobriu – assim é apelidado o telescópio da NASA  foi o oitavo planeta a orbitar o Kepler-90, astro idêntico ao Sol do sistema solar batizado com o nome do telescópio que o identificou. O Kepler-90 localiza-se a 2.545 anos-luz, na constelação de Draco, e, de acordo com a NASA, tem agora, a par do Sol do sistema solar, o maior número – 8  de planetas confirmados na sua órbita.

Esta descoberta tem especial significado para a agência espacial norte-americana por ter sido feito com recurso a ferramentas de inteligência artificial da Google. A partir de uma tecnologia de “machine learning”, o telescópio Kepler conseguiu identificar o Kepler90i – nome dado ao oitavo planeta descoberto.

“Há entusiasmantes descobertas escondidas nos dados do Kepler, à espera da ferramenta ou tecnologia certas para as desvendar. Estas descobertas mortam que os nossos dados serão um autêntico baú de tesouros disponível para investigadores inovadores durante os próximos anos”, lê-se no comentário do diretor da Divisão de Astrofísica da NASA, Paul Hertz.

De acordo com as informações divulgadas na conferência da NASA, o Kepler90i pode não ser o último planeta do sistema Kepler-90.