O Nasdaq e a Bolsa de Frankfurt estão sob suspeita das autoridades de Bruxelas por possíveis manobras anticoncorrenciais, de acordo com informação avançada pela imprensa económica espanhola. Tanto o Nasdaq como a Bolsa de Frankfurt fizeram saber que foram alvo de uma série de inquirições por parte das autoridades europeias. Concretamente, as suspeitas que recaem sobre as duas entidades passam pela possível criação de um cartel no sector dos derivados financeiros.
Nesta fase, as equipas de comunicação do Nasdaq e da Bolsa de Frankfurt fizeram saber que estão a cooperar com Bruxelas. Do lado da Comissão Europeia, a informação que se conhece é que as inquirições por parte das autoridades que representam os 27 estados da União Europeia vão no sentido de perceber “se foram violadas as leis anticoncorrenciais europeias que proíbem práticas comerciais restritivas”.
Apesar das suspeitas, este organismo da União Europeia enfatizou que estas entidades não são culpadas, sendo que também não existe uma data específica para a conclusão das investigações. Neste sentido, as multas poderão implicar 10% das vendas a nível global por parte do Nasdaq e da Bolsa de Frankfurt, ainda que seja raro que o regulador aplique medidas desse calibre.
Conta a imprensa económica em Espanha que estas movimentações acontecem três meses depois do European Energy Exchange, operador de valores energéticos integrado na Bolsa de Frankfurt, ter renunciado aos planos para comprar o operador nórdico de energia integrado no Nasdaq. Caso esta operação se tivesse concretizado, do European Energy Exchange podia ter-se convertido na maior bolsa de valores energéticos do mundo, algo que obrigou as autoridades anticoncorrenciais da UE a movimentarem-se.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com