[weglot_switcher]

Navigator afunda mais de 6% e penaliza PSI 20, contrariando tendência europeia

Nove empresas cotadas desvalorizam, oito valorizam e uma negoceiam sem variação.
12 Fevereiro 2020, 09h08

O principal índice bolsista português (PSI 20) perde 0,41%, para 5.317,59 pontos, em contraciclo com as principais praças europeias esta quarta-feira, 12 de fevereiro. Nove empresas cotadas desvalorizam, oito valorizam e uma negoceiam sem variação.

Os títulos das papeleiras Altri (-1,82%), Navigator (-6,53%) e Semapa (-2,51%) pressionam o PSI 20. Os resultados da Navigator pesam na negociação e influenciam o setor das papeleiras. A Navigator reportou na terça-feira um resultado líquido de 168,3 milhões de euros em 2019, o que corresponde a uma queda de 25,2% face a 2018. A quebra deve-se à “forte queda dos preços de pasta e redução da procura de pasta e de papel”.

Em terreno positivo negoceiam BCP, CTT e Galp, mas incapazes de inverter a tendência na bolsa portuguesa.

Entre as principais praças europeias, os investidores mostram-se aliviados depois de a província de Hubei, China, ter anunciado que o número de novos casos de coronavírus na região diminuiu este mês. Atualmente, registam-se mais de 44.000 casos infetadas com coronavírus. Já o número de vítimas mortais supera os mil mortos.

Hoje, o presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos vai discursar no Senado. Na terça-feira, Powell discursou perante o Congresso onde afirmou que o banco central está atento aos efeitos do surto de coronavírus, o que dá confiança aos investidores.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.