A Navigator lançou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) para a aquisição da totalidade das ações representativas do capital social da Accrol Group Holdings. A OPA é lançada através da Navigator UK, detida a 100% pela empresa portuguesa.
De acordo com o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), esta OPA valoriza o capital próprio da Accrol em aproximadamente 127,5 milhões de libras (148,1 milhões de euros).
A oferta é de 38 pences o que equivale a cerca 0,45 euros por ação (1 pence é 0,011761 euros) incorporando um prémio de 11,8% face à cotação de fecho da empresa britânica na quinta-feira (0,3969 euros), comunicou esta sexta-feira a empresa à CMVM.
“A contrapartida da oferta consiste no montante 38 pence (GBX) por ação, a liquidar em dinheiro, o qual representa um prémio de 11,8% em comparação com 34.0 pence (GBX), ou seja, o preço de fecho da ação da Accrol em 21 de março de 2024, o último dia de negociação imediatamente anterior ao anúncio da OPA”, lê-se no comunicado.
A oferta também representa um prémio de 28,7% em comparação com 29,5 pence (GBX), ou seja, o preço médio de negociação da ação da Accrol ponderado pelo volume no período de seis meses até ao último dia de negociação imediatamente anterior ao anúncio da OPA.
O preço é ainda 23,2% superior aos 30,8 pence (GBX), ou seja, o preço médio de negociação da ação da Accrol ponderado pelo volume no período de doze meses até ao último dia de negociação imediatamente anterior ao anúncio da OPA, diz a Navigator.
A Accrol é líder no segmento de transformação de papel Tissue no Reino Unido, produzindo rolos de papel higiénico, rolos de cozinha e lenços faciais de marca própria para a maioria dos principais retalhistas no Reino Unido. No seu último ano fiscal, com fecho a 30 de abril de 2023, o volume de negócios ascendeu a 242 milhões de libras, com o EBITDA a atingir 15,6 milhões de libras e uma dívida líquida (pre-IFRS16) de 26,8 milhões de libras.
A OPA é lançada sob a forma de “Public All-Cash Firm Offer” da Accrol Group Holdings plc, sociedade com sede em Blackburn, no Reino Unido e cotada na London Stock Exchange (Alternative Investment Market – AIM). A oferta é lançada sob a forma “court-sanctioned scheme of arrangement” de acordo com a secção 26 do “Companies Act”.
A Navigator considera que a OPA “representa uma oportunidade atrativa para entrar no mercado britânico, através da aquisição de uma empresa líder no sector de transformação de papel tissue com vantagens competitivas, valores complementares e forte alinhamento com a Navigator”.
O Conselho de Administração da Accrol está a recomendar aos acionistas a aceitação da OPA.
“A finalização da Oferta está ainda sujeita aos termos e condições comuns a este tipo de transações, e às condições que serão definidas num documento subsequente que estabelecerá os termos da implementação a Oferta”, explica o comunicado.
A aquisição da Accrol reforçará a posição de mercado da Navigator no mercado do tissue na Europa Ocidental, que a Navigator antecipa que resultaria num volume de negócios consolidado superior a 500 milhões de libras neste segmento, com o mercado do Reino Unido a contribuir com cerca de 50% desse valor.
A Navigator é uma empresa portuguesa de produção integrada de pasta, papel, tissue, embalagens e energia baseada em biomassa, cotada na Bolsa de Valores Euronext Lisboa, com uma capitalização bolsista de aproximadamente 2,75 mil milhões de euros a 21 de março de 2024 (o último dia de negociação imediatamente anterior ao anúncio da Oferta).
No ano fiscal de 2023, a empresa reportou receitas consolidadas de 1.953 milhões de euros e EBITDA consolidado de 502 milhões de euros.
A Navigator é líder europeia (excluindo a Rússia) e está classificada em sétimo lugar a nível mundial em capacidade de produção de papel de impressão e escrita (UWF), processando mais de 1,6 milhões de toneladas de papel por ano. Além disso, a Navigator é o maior produtor europeu de Pasta de Eucalipto (BEKP), produzindo cerca de 1,6 milhões de toneladas por ano e o maior produtor e gestor de florestas de eucalipto em Portugal, com cerca de 100 mil hectares de floresta sob gestão.
Em 2014, a Navigator tomou a decisão estratégica de entrar no mercado do tissue. A Navigator tem atualmente uma capacidade de produção anual de 165 mil toneladas de papel Tissue e uma capacidade de transformação anual de 180 mil toneladas de produtos acabados.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com