[weglot_switcher]

Navio Rebecca do Grupo Sousa faz história com estrutura de comando no feminino

O Grupo Sousa diz que este é “um acontecimento inédito” na marinha mercante portuguesa.
30 Junho 2023, 13h54

O navio Rebecca, do Grupo Sousa, passa a ser a ter uma estrutura de comando no feminino, com o comando da comandante Ana Melim e da imediato Telma Cunha. O grupo empresarial destaca que este é “um acontecimento inédito” na marinha mercante portuguesa.

“O navio Rebecca S assegura as ligações marítimas regulares entre Portugal continental e a Região Autónoma da
Madeira e conta com um total de 11 tripulantes. Este momento revela a importância que a igualdade de género assume na cultura do Grupo Sousa, prosseguindo a sua grande aposta na capacitação de jovens talentos e na promoção das carreiras ligadas ao mar”, diz o Grupo Sousa.

A embarcação tem capacidade para transportar 679 contentores, uma Tonelagem de Arqueação Bruta
de 7.584 toneladas e comprimento de 130 m, e está ao serviço do grupo empresarial desde 2019, sublinha a empresa.

O grupo empresarial refere que Ana Melim e Telma Cunha exercem uma profissão com “forte empregabilidade” e são, “um exemplo vivo que a competência profissional prevalece sobre o género”.

O Grupo Sousa acrescenta que recentemente a comandante Ana Melim, de 32 anos, “tornou-se a primeira madeirense a comandar um navio da marinha mercante”.

O grupo empresarial acrescenta que Ana Melim foi formada na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), “tendo ingressado ingressou no Grupo Sousa em 2013, como piloto de 2.ª Classe, tendo desempenhado a função de piloto de 1.ª Classe (Imediato) no navio Rebecca S desde 2019”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.