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Nearshoring vai crescer acima dos 10% em 2021

A exportação de serviços nos contact centers deverá crescer acima dos 10% em 2021 e por isso bem acima da média nacional, segundo conclui a Associação Portuguesa de Contact Centers (APCC).
26 Novembro 2020, 20h26

A exportação de serviços nos contact centers deverá crescer acima dos 10% em 2021 e por isso bem acima da média nacional, segundo conclui a Associação Portuguesa de Contact Centers (APCC), que divulgou a informação no final do webinar ‘O nearshoring nos Contact Centers em Portugal – Momento atual e Perspetivas futuras”, que se realizou esta quinta-feira.

No inquérito online que teve por base a conclusão e que foi realizado durante o webinar (com 210 participações), “52% dos participantes fez saber que considera que, em 2021, o nearshoring nos contact centers, em Portugal, crescerá mais de 10%, 34% acredita que crescerá menos de 10% e apenas 14% dos inquiridos disse que a dimensão atual deverá manter-se”, segundo um comunivcado da responsabilidade da APCC. Recorde-se que o nearshoring consiste em ter num determinado país o atendimento dos clientes de uma empresa multinacional.

Esta foi “uma opinião partilhada pelos oradores deste evento online, que representam algumas das maiores empresas do setor. Na opinião de Miguel Azevedo (Randstad Portugal), Ricardo Verdasca (Sitel), Ricardo Fernandes (Teleperformance), Fernando Oliveira (Transcom) e Carlos Moreira (Webhelp), se este ano já está a ser muito positivo, o próximo deverá ser ainda melhor.

A atratividade do país enquanto destino privilegiado para o nearshoring é inquestionável: segurança, estabilidade política e social, uma localização estratégica, força de trabalho qualificada, qualidade de serviço, custos competitivos, domínio da língua inglesa e tecnologia são as caraterísticas a salientar.

“Fomos rápidos, flexíveis e soubemo-nos adaptar”, como sublinhou Fernando Oliveira. Exemplo disso foi o facto de o setor dos contact centers ter conseguido, no espaço de duas semanas, colocar 90% dos seus colaboradores a trabalhar a partir de casa.

Em 2013, o volume de negócios da atividade de nearshoring era de 68 milhões de euros e valia 22,4% do total do setor dos contact centers. Já em 2019, o volume de negócios disparou para os 418 milhões de euros, representando 63,6% do setor, segundo a Central de Balanços do Banco de Portugal. A APCCs conta já com 92 Associados.

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