[weglot_switcher]

Negociadores chegam a acordo sobre fundo climático na COP27

A revelação foi feita pelo ministro do Ambiente das Maldivas, este sábado, 19 de novembro Sharm El-Sheikh, Egito, no Egito. “Há um acordo sobre perdas e danos”, afirmou Aminath Shauna à Associated Press.
19 Novembro 2022, 14h27

As negociações chegaram a um potencial acordo na conferência das Nações Unidas sobre o clima (COP27) para a criação de um fundo para compensar os países mais pobres que são vítimas de condições climáticas agravadas pela poluição das nações ricas.

“Há um acordo sobre perdas e danos”, que é o que os negociadores chamam ao conceito, disse à Associated Press (AP) o ministro do Ambiente das Maldivas, Aminath Shauna, este sábado, 19 de novembro.

Segundo o rascunho da proposta, citado pela AP, os países desenvolvidos serão “instados” a contribuir para o fundo, que também recorrerá a outras fontes de financiamento públicas e privadas como instituições financeiras internacionais.

A proposta partiu da presidência egípcia da COP27, sendo que a criação do fundo climático terá de ser aprovado ainda hoje, por unanimidade.

Nas conversações, as nações mais pobres, que pouco contribuíram para as emissões históricas de gases uniram-se para insistir na criação do sistema de compensações.

Ainda, segundo a AP, um segundo documento ignora o apelo da Índia para reduzir gradualmente o petróleo e o gás natural, além do acordo alcançado no ano passado para afastar o mundo do uso “ininterrupto” do carvão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.