[weglot_switcher]

Nem a Volta a Espanha escapou aos protestos contra a decisão de tomar a Cidade de Gaza

A equipa Israel Start-up Nation foi barrada durante um contra-relógio por equipas. No Mediterrâneo, multiplicam-se as manifestações junto a navios de cruzeiro.
epa12327064 Riders of Israel – Premier Tech in action during the fifth stage of the La Vuelta a Espana cycling race, a 24.1 km team time trial in Figueres, Girona, Spain, 27 August 2025. EPA/Javier Lizon
31 Agosto 2025, 10h00

A intenção manifestada pelo governo israelita de tomar a Cidade de Gaza sem sequer discutir o plano de cessar-fogo que lhe chegou da parte dos mediadores (Qatar e Egipto) está a levar grupos de pessoas a organizar protestos que têm em vista importunar cidadãos israelitas que estão fora do seu país. O caso mais mediático sucedeu esta quarta-feira, quando um grupo de manifestantes impediu a progressão dos atletas da equipa Israel Start-Up Nation.
Nesse dia, realizava-se um contra-relógio por equipas, o que se tornou ideal para a ação de protesto: os manifestantes fecharam a passagem em determinado local, obrigando os atletas a parar por instantes. O diretor da equipa queixar-se-ia mais tarde da opção de misturar desporto com política. E revelou que alguns atletas têm sido alvo de tentativas de agressão.

Conteúdo reservado a assinantes. Leia o conteúdo completo aqui. Edição do Jornal Económico de 29 de agosto.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.