[weglot_switcher]

“Nem o presidente está acima da lei”. Trump acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso

Estes dois artigos representam o culminar de meses de investigação liderada pelos democratas da Câmara dos Representantes sobre as negociações do presidente norte-americano com a Ucrânia.
10 Dezembro 2019, 14h45

O Partido Democrata apresentou, esta terça-feira, os dois artigos através dos quais vai impor o processo de impeachment para a destituição de Donald Trump do cargo de presidente dos Estados Unidos da América: abuso de poder e obstrução ao Congresso norte-americano. “Nem o presidente está acima da lei”, disse o líder da Comissão de Justiça, Jerrold Nadler, cita a Reuters.

Numa conferência de imprensa em que estiveram presentes os líderes das seis comissões envolvidas na fase de investigação, os democratas anunciaram a ação judicial: “Hoje, em cumprimento do nosso dever perante a Constituição, acusamos o Presidente Donald J. Trump de altos crimes e delitos”, continuou Nadler, citando parte do artigo da Constituição norte-americana que enquadra o impeachment nos EUA.

Ainda antes do anúncio das acusações, Trump disse, no Twitter, que o processo de destituição contra ele é “pura loucura política”. A acusação formal torna Trump no terceiro presidente dos EUA a enfrentar um processo de impeachment na história do país.

Em causa está a acusação, feita pelo Partido Democrata, de que o presidente norte-americano pressionou o presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, a interferir em seu favor nas eleições presidenciais de 2020 nos EUA. Caso o homólogo ucraniano não anunciasse a abertura de investigações criminais que prejudicariam um dos possíveis adversários de Trump nas eleições de 2020 nos EUA, Joe Biden, a Casa Branca não desbloquearia o envio de 391 milhões de dólares em ajuda militar para a Ucrânia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.