[weglot_switcher]

Nesta escola o telemóvel é estritamente proibido para alunos… e pais

Escola primária do Reino Unido quer despertar as atenções para um problema cada vez mais frequente nos portões das escolas: o número crescente de país obcecados com os telemóveis a ir buscar os filhos depois de mais um dia de aulas.
10 Março 2017, 14h00

Mais uma mensagem. Mais um telefonema. A visão de pais agarrados aos telemóveis na hora de ir buscar os filhos depois das aulas é cada vez mais comum nos portões das escolas. A fim de combater o problema da falta de interação entre pais e filhos, a escola primária St. Joseph’s RC Primary School, em Middlesbrough, no Reino Unido, alargou a proibição aos alunos do uso do telemóvel aos pais, incentivando-os desviar os olhos do ecrã e olhar mais pelos mais novos.

Nas três portas da instiuição um sinal apela: “Venha buscar o seu filho com um sorriso e não com o telemóvel”. Tal como nos sinais de trânsito, a imagem de um indivíduo ao telemóvel parece riscada com um círculo vermelho.

“[Estes sinais] são simples, mas carregam uma mensagem realmente importante”, explica a diretora da escola primária, Liz King. “Estamos a tentar desenvolver a capacidade oral e capacidades de escuta ativa na escola e acreditamos que esta é uma maneira simples de transmitir essa mensagem”.

A ideia está a ser bem recebida pelos pais, mas há ainda quem saliente que a proibição se deve prolongar em casa de cada família e não apenas quando se está a levar ou a trazer os filhos.

De acordo com dados da escola visada, quase um terço das crianças chegam à escola mal preparadas, sem habilidades sociais e com problemas de fala.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.