[weglot_switcher]

Nestlé investe 1,9 mil milhões de euros na reciclagem de plásticos e cria fundo para startups

A multinacional suíça vai investigar, através do seu Instituto de Ciências da Embalagem, novos materiais, sistemas de recarga e soluções de reciclagem. Para os “empreendedores das embalagens” há mais 233 milhões de euros.
16 Janeiro 2020, 09h16

A Nestlé anunciou esta quinta-feira que vai investir até 2 mil milhões de francos suíços (cerca de 1,9 mil milhões de euros) para transformar os plásticos virgens em plásticos reciclados que consigam manter a qualidade alimentos e bebidas. O trabalho implica alocação financeira, investigação e auxílio dos empreendedores.

A empresa agroalimentar pretende acelerar o desenvolvimento de embalagens sustentáveis e inovadoras para atingir a sua meta estratégica de tornar 100% das suas embalagens recicláveis ​​ou reutilizáveis ​​até 2025. Assim, comprometeu-se a reduzir a utilização deste tipo de matéria-prima em um terço.

O problema é que existem poucas embalagens feitas de plástico reciclado que mantenham a qualidade dos bens alimentares. “Nenhum plástico deve terminar no aterro ou como lixo”, afirmou o CEO da Nestlé, Mark Schneider, em comunicado.

No entanto, o gestor da Nestlé admite que “tornar o plástico reciclado seguro para alimentos é um enorme desafio para a nossa indústria”. É nesse sentido que a multinacional suíça vai estudar, através do seu Instituto de Ciências da Embalagem, novos materiais, sistemas de recarga e soluções de reciclagem.

Par a “um futuro sem desperdício”, a Nestlé precisa da ajuda do ecossistema empreendedor. A empresa – que em Portugal tem sede em Linha-a-Velha – informou esta manhã que iria um fundo de venture capital com 250 milhões francos suíços (aproximadamente 233 milhões de euros) para investir em startups que desenvolvem embalagens sustentáveis ​​ou se concentrem em áreas semelhantes.

Andrew Morlet, CEO da Fundação Ellen MacArthur, considera que é possível criar uma economia onde o plástico nunca se torna um desperdício.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.