Cápsula do tempo: Einstein e a equação mais famosa do mundo (E=mc²)

Albert Einstein, fundador da Teoria Geral da Relatividade, foi considerado o mais memorável físico de todos os tempos.

Entre os principais trabalhos de Einstein destaca-se a fórmula de equivalência massa-energia, E=mc² — que foi apelidada de “a equação mais famosa do mundo” e que decorre da relatividade restrita.  O “e” representa a energia, o “m” corresponde a massa e o “c” é a velocidade da luz.

Nascido numa família de judeus alemães, mudou-se para a Suíça ainda jovem e iniciou os estudos na Escola Politécnica de Zurique. Entre Março e Setembro de 1905 publicou um artigo onde propunha a existência de fotões e explicava o efeito fotoeléctrico (que lhe valeu o Nobel da Física em 1922).

Hoje, dia 18 de abril, faz 62 anos sobre a sua morte, em Princeton, nos Estados Unidos. O génio realizou diversas viagens ao redor do mundo, deu palestras em conceituadas universidades e publicou mais de 300 trabalhos científicos. Em 1999 foi eleito por 100 especialistas o mais memorável físico de todos os tempos.

“Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio – e eis que a verdade se me revela”, é uma das citações mais famosas de Einstein. Entre as curiosidades, destaca-se o facto de escrever cartas diárias para a mulher sempre que viajava.

Recomendadas

Portugal garante apoio a detidos na Venezuela

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, disse hoje que estão a ser feitas “todas as diligências” para apoiar a defesa dos portugueses detidos na Venezuela, 10 de 34 gerentes de supermercados presos.

China chama embaixador dos EUA após sanções impostas contra o Exército

Em causa estão a sanções impostas pelo Governo norte-americano ao Equipment Development Department (EDD), responsável pelas armas e equipamentos do exército chinês, e ao seu diretor, Li Shangfu, por ter comprado armamento à empresa Rosoboronexport, exportadora russa de armamento, que já havia sido sancionada por Washington.

Marcelo Rebelo de Sousa reúne-se com Guterres no domingo e discursa quarta-feira na ONU

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encontrar-se com o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, no domingo, em Nova Iorque, onde irá discursar na 73.ª sessão da Assembleia Geral desta organização, na quarta-feira.
Comentários