[weglot_switcher]

NFT: uma ‘buzzword’ ou uma oportunidade?

Weekend: A equipa da Instinct deixa-lhe sugestões de entrevistas, livros, filmes, séries, podcasts e artigos que o/a vão ajudar a entender, refletir e inspirar sobre o futuro para inovar com impacto.
9 Dezembro 2022, 15h04

Por: Nuno Ribeiro | Co-Founder e Managing Partner na INSTINCT.

NFT tornou-se uma buzzword em crescimento. Afinal o que é um NFT? E o que é a cryptoart?

NFT = Non-Fungible Token, em português, um ativo digital único verificado por blockchain.

Everydays: The First 5.000 days - Beeple NFT
Everydays: The First 5.000 days – Beeple

Porque tem sido tão falado e especulado?
Porque parece estranho para a maioria das pessoas que se paguem fortunas por ativos digitais, como foi o caso da imagem (JPG) criada pelo artista digital Beeple  (nome real Mike Winkelmann), vendida em leilão (com a base inicial de licitação de 100 dólares) por 69 milhões de dólares.

E porque há procura sobre bens digitais?
Porque cada vez passamos mais tempo em plataformas online e, tal como no mundo físico, procuramos assumir a nossa personalidade ou exibir os nossos bens (é a natureza humana a funcionar), e claro no caso da arte os colecionadores querem obras autenticadas.

Não tem já alguns amigos que “vivem no Instagram e para o Instagram”?
Ora, os NFT vão ajudar a fazer o upgrade para as plataformas metaverso (realidade virtual), onde poderemos visitar as casas e escritórios virtuais e, claro, aquela JPEG na parede que se tiver um selo de autenticidade vai garantir-lhe um estatuto e alimentar o ego (não substime o mercado do ego, nem no mundo real nem no virtual).

Se chegou aqui e exclamou: Isso é coisa de “nerds”!

Pergunta: Tem conta de Instagram ou outra rede social? Então em breve pode juntar-se a estes nerds, foi o que já fizeram grandes marcas como a Adidas, Coca-Cola, Pepsi, Budweiser, Gucci, Dolce & Gabbana ou Burberry, e personalidades como Neymar Jr, Kevin Hart, Paris Hilton, Snoop Dogg e Serena Williams que já aderiram à moda dos NFT.

Para entender o fenómeno, convido-o a visitar o  BAYC (Bored Ape Yacht Club)  Marketplace, com mais de 10 mil imagens de macacos autenticadas, e a ver a mensagem de boas vindas no Instagram deste marketplace à marca Adidas.

Deixo-lhe também como sugestão de leitura o artigo de Randi Zuckerberg “NFTs Explained”, irmã de Mark Zuckerberg, que está a investir 10 mil milhões de dólares no metaverso, e certamente a contar com muitas transações de NFT no seu marketplace.

 

 

Artigo original publicado em SuperToast by INSTINCT.
Também disponível em Newsletter e Podcast.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.