Nike e Adidas, duas das maiores marcas desportivas do mundo, fazem jus ao seu estatuto na prova milionária ao serem responsáveis por 65% da produção de equipamentos das 32 equipas presentes em competição. No que respeita ao clubes portugueses participantes, a Nike produz os equipamentos do Sporting CP, enquanto a Adidas fornece o SL Benfica.
A Nike, ainda assim, leva vantagem sobre a sua concorrente alemã, com 40% das equipas a vestirem equipamentos da marca desportiva norte-americana. Um dos principais patrocínios é com a equipa francesa do Paris Saint-Germain (PSG), onde militam os internacionais portugueses Nuno Mendes e Danilo Pereira. Segundo um estudo do Calcio e Finanza, a Nike paga ao PSG 80 milhões de euros por temporada.
A alemã Adidas, segunda marca desportiva que mais clubes veste, tem o segundo maior acordo da prova milionária, desta feita com o Manchester United, onde militam os internacionais portugueses Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Diogo Dalot. A marca das três riscas entrega dez milhões aos ‘red devils’ por temporada desde 2014, naquele que é o seu maior acordo de sempre com um clube de futebol.
Na terceira posição surge a, também alemã, Puma, que patrocina cinco clubes. Apesar de, em comparação com a temporada anterior, a empresa ter perdido uma equipa, continua a ter acordos notáveis com algumas das equipa mais reputadas em competição. É o exemplo do Manchester City que, em 2019, após romper com a Nike, assinou um contrato de dez anos com a multinacional alemã, no valor de 650 milhões de libras (763 milhões de euros), o que corresponde a um pagamento de 76,3 milhões de euros por temporada aos ‘citizens’, onde atuam os internacionais portugueses João Cancelo, Ruben Dias e Bernardo Silva.
Segue-se a norte-americana New Balance, que patrocina o terceiro clube português em prova, o FC Porto. Na penúltima posição está a marca espanhola Joma, que equipa Villarreal FC e Atalanta BC. Encerra o ranking a italiana Macron, cujo único representante é o belga Club Brugge.
Face à última edição da Liga dos Campeões, não houve variação no número de marcas presentes na fase de grupos da prova milionária. Outras empresas de equipamentos desportivos, como a Umbro, Kappa ou Le Coq Sportif aguardam a sua vez de ter uma equipa presente na principal competição europeia de clubes.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com