[weglot_switcher]

Nio ES8 chega em 2018 para lutar com Tesla Model X no mercado chinês

A Nio prepara-se para lançar um SUV elétrico e semiautónomo na China, o maior mercado mundial para os veículos de emissões zero. O seu competidor mais direto será o Model X, da Tesla, que em 2016 faturou mil milhões de dólares neste mercado.
29 Maio 2017, 11h27

Depois de vender mais veículos elétrico (VE) que a Europa e os EUA juntos em 2015 e 2016 – além de apresentar um ritmo de crescimento superior a ambos – a China é o mercado mais apetecível para as empresas que se dedicam ao comércio de veículos de emissões zero.

Exemplo disso é a Tesla, cuja aposta no mercado chinês fez triplicar as suas vendas neste país, atingindo mil milhões de dólares de receita em 2016 e um lugar cimeiro no ranking dos construtores mais bem-sucedidos neste mercado.

A empresa de Elon Musk vai ter um novo concorrente no maior mercado mundial de VE. A Nio, uma startup com base em Xangai, revelou o ES8, um SUV elétrico que começará a ser vendido na China em 2018, aproveitando a maior apetência dos clientes chineses por este tipo de veículos, bem como os incentivos do Governo de Pequim para a adoção desta tecnologia. Esta nova empresa tem escritórios na Alemanha e nos EUA e é liderada por Padmasree Warrior, antigo responsável tecnológico da Cisco. A luta entre as duas empresas ganha novos contornos à luz do recente investimento da Tencent na Tesla, uma vez que o gigante chinês da Internet também tem uma participação na Nio.

Ao Business Insider, Warrior descreveu o que esperar do ES8. O modelo, que batalhará diretamente com o SUV da Tesla, o Model X, terá lugar para sete ocupantes, mas ainda não são conhecidas a potência ou a autonomia. O que Warrior refere, para já, é que a construção será feita pela chinesa JAC Motors e que a bateria do Nio ES8 é intercambiável.

Tal como o Model X, o interior contará com uma consola digital e o veículo será capaz do nível 2 de autonomia. A Nio espera, com os dados recolhidos pelas unidades que irá vender, desenvolver autonomia de nível 4, ainda que não dê prazos para tal. No entanto, o programa de autonomia da marca chinesa está a ser liderado por Jamie Carlson, um antigo engenheiro do Tesla Autopilot, e a Nio tem uma licença para condução autónoma na Califórnia, EUA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.