[weglot_switcher]

Nippon Steel vai contestar decisão de Joe Biden de travar compra da U.S. Steel

A empresa japonesa pondera avançar com uma ação judicial contra os EUA, depois de o presidente norte-americano, Joe Biden, ter decidido travar a compra da U.S. Steel.
6 Janeiro 2025, 09h46

A japonesa Nippon Steel vai contestar a decisão do presidente dos EUA, Joe Biden, de travar a compra da U.S. Steel, admitindo mesmo avançar com uma ação judicial.

“Estamos consternados com a decisão do presidente Biden de bloquear a aquisição da U. S. Steel pela Nippon Steel”, afirma a empresa num comunicado, atirando que o “processo foi manipulado para fazer avançar a agenda política do presidente Biden”.

“A declaração e o despacho do presidente Biden não apresentam qualquer prova credível de haver uma questão de segurança nacional, deixando claro que foi uma decisão política”, diz a Nippon Steel.

Neste sentido, refere a empresa japonesa, “não nos resta outra escolha que não tomar todas as medidas adequadas para proteger os nossos direitos legais”. À CNN internacional, Tadashi Imai, presidente da Nippon Steel, admitiu avançar com uma ação legal. “Estamos a considerar esta opção”, disse.

“A Nippon Steel e a U. S. Steel estão confiantes de que a nossa transação iria revitalizar as comunidades que dependem do aço americano, incluindo na Pensilvânia e no Indiana, proporcionaria segurança no emprego a trabalhadores siderúrgicos americanos, melhoraria a cadeia de fornecimento, ajudaria a indústria nacional siderúrgica dos EUA a competir de forma mais eficaz com a China e a reforçar a segurança nacional.

Em causa está a compra da U.S. Steel por parte da japonesa Nippon Steel, por 15 mil milhões de dólares. Joe Biden decidiu travar este negócio por querer defender os “interesses nacionais”. Um comunicado da presidência norte-americana, divulgado na sexta-feira, indicava que “precisamos de grandes empresas dos EUA a representar a maioria da capacidade de produção de ferro, de forma a continuarmos a liderar a luta em prol dos interesses da América”.

Biden disse ainda que colocar a U.S. Steel sob controlo dos japoneses levantaria sérios problemas em matéria de “segurança nacional e para as nossas cadeias de abastecimento essenciais”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.