[weglot_switcher]

Nissan quer fabricar peças com alumínio de baixas emissões até 2030

Com a neutralidade carbónica em mira, a empresa japonesa visa transitar inteiramente para as peças fabricadas a partir daquele material. A redução de emissões pode chegar até aos 95%, no caso do alumínio reciclado.
The new Nissan X-Trail: world’s best-selling SUV gets even better with higher-quality enhancements 
17 Maio 2024, 14h24

A japonesa Nissan quer utilizar exclusivamente peças fabricadas a partir de alumínio ecológico ou reciclado, em modelos novos, a partir de 2030.

O objetivo passa por usar alumínio associado a baixas emissões de carbono, tendo em vista o propósito da empresa de atingir a neutralidade carbónica até àquele ano. De referir que a Nissan visa ainda atingir a neutralidade ao nível de todo o ciclo de vida dos veículos que produz.

Em comunicado, a marca assinala que o alumínio verde pode reduzir as emissões de CO2 para metade, ao passo que o alumínio reciclado permitirá uma redução na ordem de 95%. Para os modelos que está a produzir, a Nissan pretende “começar a comprar rodas, peças de chassis, peças de eixo e fios de cablagem feitos de alumínio verde no Japão, Estados Unidos, e Europa”, pode ler-se no comunicado.

A partir do ano fiscal de 2027 (que vai iniciar a 1 de abril), a Nissan planeia utilizar alumínio de baixas emissões em todos os novos veículos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.