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Nissan reporta prejuízo de quatro mil milhões de euros no ano fiscal de 2024

A Nissan apresentou um resultado pior no ano fiscal de 2024 em comparação com o lucro líquido de 426,6 mil milhões de yen (2,6 mil milhões de euros) reportados no período homólogo.
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13 Maio 2025, 14h10

A Nissan reportou esta terça-feira prejuízos de líquidos de 670,9 mil milhões de yen (4,1 mil milhões de euros), no ano fiscal de 2024, um resultado pior face ao lucro líquido de 426,6 mil milhões de yen (2,6 mil milhões de euros) reportados no período homólogo.

No ano fiscal de 2024, as vendas globais ficaram em 3.346 milhões de unidades, justificadas pelo impacto ao nível “de uma competição mais intensificada no setor das vendas”, refere a marca nipónica.

As receitas líquidas ficaram nos 12,6 biliões yen (76,7 mil milhões de euros), o que equivale a um lucro operacional de 69,8 mil milhões de yen (424,6 milhões de euros), um decréscimo face ao lucro operacional de 568,7 mil milhões de yen (3,5 mil milhões de euros) do ano anterior.

A margem operacional caiu para os 0,6%, no ano fiscal de 2024, face aos 4,5% do ano anterior.

No quarto período do ano fiscal de 2024, as receitas atingiram os 3,4 biliões de yen, ou 20,7 mil milhões de euros (face a 3,4 biliões de yen do ano passado), os lucros operacionais ficaram em 5,8 mil milhões de yen, ou 35,3 milhões de euros (face ao lucro de 90,3 mil milhões de yen, ou 549,4 milhões de euros do ano anterior), e a margem do lucro operacional cifrou-se em 0,2%. Isto levou a uma prejuízo líquido de 676 mil milhões de yen (4,1 mil milhões de euros face ao lucro líquido de 101,3 mil milhões de yen, ou 616,4 milhões de euros, do ano anterior).

Marca automóvel não faz projeção para 2025 devido a incerteza das tarifas

A projeção da Nissan para o ano fiscal de 2025 é indeterminada devido à “incerteza” causada pelo impacto potencial das tarifas.

“Esperamos que o negócio continue a ser desafiante devido a fatores como a competição intensa, a questão cambial, e a pressão inflacionária. Contudo, os nosso esforços ligados à política tarifária norte-americana, no âmbito da nossa estratégia de mitigação, estamos a dar prioridade a produtos construídos nos Estados Unidos, estamos a otimizar a produção local, a realocar produção que pode estar sujeita a tarifas, e a trabalhar com proximidade com os nossos fornecedores de modo a que possamos localizar e adaptar, de forma rápida, às necessidades do mercado. Devido à incerteza criada pelas tarifas, a nossa guidance para o lucro operacional, a receita líquida, e o nosso fluxo de caixa para o ano fiscal estão neste momento para serem determinados”, refere a marca automóvel japonesa sobre as suas previsões para o ano fiscal de 2025.

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