[weglot_switcher]

Euro2020: Itália e Turquia dão o pontapé de saída separados por 426 milhões de euros (com áudio)

A única vez que as duas seleções se encontraram na fase final de um campeonato da Europa aconteceu há 21 anos e sorriu aos italianos.
  • Crédito: uefa.pt
11 Junho 2021, 12h00

O Estádio Olímpico de Roma é o palco de abertura do Euro2020 que tem início esta sexta-feira, 11 de junho, com o encontro entre a Itália e Turquia, em jogo a contar para a primeira jornada do Grupo A e início marcado para as 20h00.

Se dentro do relvado a seleção transalpina até pode ter algum favoritismo sobre os turcos, em valor de mercado a squadra azzurra vence de goleada. Os 26 convocados por Roberto Mancini têm um valor de mercado global de 751 milhões de euros, contra os 325 milhões da Turquia, numa diferença de 426 milhões de euros.

Esta vai ser a segunda vez que os dois país se vão encontrar na fase final de um campeonato da Europa. A primeira aconteceu precisamente há 21 anos, a 11 de junho de 2000, num europeu organizado entre os agora Países Baixos e a Bélgica, que terminou com a vitória de Itália por 1-2, com golos de Antonio Conte e Pippo Inzaghi para os italianos e de Okan Buruk para os turcos.

Frente-a-frente

Poderá até nem ser um dos nomes mais sonantes do conjunto transalpino, mas é sem dúvida o mais valioso. Nicolò Barella, médio de 24 anos está avaliado em 65 milhões de euros. O jogador do Inter Milão foi uma das peças fundamentais na conquista do título dos nerazzurri e na fase de qualificação para o Euro2020 disputou oito desafios, tendo apontado três golos e feito duas assistências.

No entanto, para chegar à baliza turca um dos adversários que Nicolò Barella vai ter pela frente é Caglar Söyüncü, defesa central de 25 anos e com um valor de mercado de 45 milhões de euros. O jogador do Leicester City atuou em 23 partidas da Premier League e ao serviço da seleção da Turquia conta com 35 internacionalizações e dois golos marcados.

Destaque ainda para o facto da seleção italiana não perder há 27 jogos e ter feito o pleno na fase de grupos de qualificação para o Euro2020 vencendo os 10 encontros. Já a Turquia terminou no segundo lugar do seu grupo atrás da França, mas com a particularidade de nos dois desafios com os gauleses ter vencido um e empatado outro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.