1. O Lidl organizou a sua primeira Feira das Carreiras, onde deu a conhecer às suas pessoas as oportunidades que existem na empresa para o desenvolvimento profissional. Que balanço faz desta feira?
A nossa primeira Feira de Carreiras Interna teve como objetivo apresentar novas oportunidades de crescimento dentro da empresa às equipas de loja e entreposto – recém-licenciados ou a frequentar a licenciatura – e o balanço é extremamente positivo. Contámos com uma adesão de cerca de 170 colaboradores e foi uma verdadeira oportunidade de convívio das diferentes equipas, dos mais diversos departamentos, dos escritórios e das operações para partilharem conhecimento, projetos e experiências.
2. O Lidl tem feito da aposta nas suas pessoas uma das suas prioridades. Como é que a Feira das Carreiras veio contribuir para esta estratégia?
No Lidl acreditamos que o sucesso está nas nossas pessoas, pelo que o investimento nelas será sempre prioritário e orientador das nossas ações. Sendo os nossos colaboradores um dos nossos pilares mais importantes, consideramos fundamental a aposta no acompanhamento do ciclo de vida do colaborador, desde a integração, uma gestão de carreiras transparente e estruturada, medidas de formação e desenvolvimento, e uma preocupação genuína pelo bem-estar das pessoas.
Neste sentido, a Feira de Carreiras Interna veio reforçar isso mesmo: queremos conhecer melhor os nossos licenciados e recém-licenciados das lojas e entrepostos e dar-lhes a oportunidade de conhecerem também as posições de escritório que temos para oferecer, permitindo-lhes crescerem, não só nas operações, mas abrir-lhes outras perspetivas de traçarem connosco o seu futuro.
3. Potencializar o talento é uma questão cada vez mais essencial para as organizações. Como tem o Lidl enfrentado este desafio?
No Lidl investimos em formação específica adaptada às diferentes realidades da nossa empresa – escritórios, lojas e entrepostos. Muitas empresas investem na formação de modo a integrar uma pessoa na empresa quando chega, mas talvez o que nos diferencia é a forma em que trabalhamos continuamente para desenvolver os talentos dos nossos colaboradores, investindo na sua formação e progressão, de acordo com as necessidades de cada um e o seu estágio de desenvolvimento.
A atração, formação e a ‘vontade de ficar’ de novos talentos faz parte do nosso ADN. Não só oferecemos formação inicial – que tem como objetivo integrar os colaboradores de forma completa, garantindo que dispõem de todos os conhecimentos para desempenhar a sua função, conhecendo a cultura da empresa e o negócio em si – como apostamos no desenvolvimento e promoção interna das pessoas, de forma a continuarem a sua progressão connosco, seja a nível nacional, seja a nível internacional, orientando os colaboradores com elevado potencial e preparando-os para os desafios inerentes à sua promoção.
4. Trabalhar no Lidl não é trabalhar num supermercado, é trabalhar numa empresa multinacional, segundo afirmam. Esta mentalidade, de relevar a importância do trabalho de cada pessoa, faz a diferença?
Todas as diferentes áreas no Lidl desempenham um papel crucial para o desempenho da empresa – lojas, entrepostos e escritórios – sendo fundamental o bom funcionamento de todas estas vertentes, bem como colaboradores motivados e empenhados nas suas funções, com o objetivo de ser a primeira escolha também dos nossos clientes, de forma a ter sucesso como empresa. O facto de sermos uma multinacional permite-nos a partilha de experiências entre os diferentes países, aprendizagens e o desenvolvimento pessoal e profissional num ambiente internacional, multicultural, diverso, com novos desafios todos os dias.
Acreditamos que a igualdade de oportunidades e a diversidade são componentes essenciais para o sucesso corporativo e pessoal, atualmente e no longo prazo, e os próprios colaboradores sentem que estão a trabalhar numa empresa transparente, que se preocupa em integrar todos no coletivo, oferendo as mesmas oportunidades e condições laborais. Consideramos que, quanto mais diversificada é uma empresa, melhor representa a realidade da sociedade onde está inserida. Além disso, pessoas diferentes conseguem ter visões distintas, de confrontar os problemas ou e dar soluções.
No Lidl valorizamos os colaboradores e temos consciência de que estes são o fator chave para o sucesso de qualquer empresa. Acreditamos que só com colaboradores satisfeitos é que conseguimos ter clientes satisfeitos e, por conseguinte, assegurar a competitividade do nosso negócio.
5. O Lidl foi este ano distinguido com a certificação Top Employers, sendo a primeira empresa do sector a receber esta distinção. É a confirmação de que estão no bom caminho?
É uma distinção que nos deixa muito orgulhosos e acreditamos que a mesma comprova aquilo em que temos vindo a trabalhar ao longo dos últimos anos – o compromisso com os nossos colaboradores e o desenvolvimento de talento, com foco no bem-estar e em proporcionar as melhores condições. Para nós, as condições de trabalho são fundamentais para construirmos uma equipa de excelência e são mais do que o ordenado de entrada, incluindo também benefícios adicionais (como seguro de saúde de referência, com extensão ao agregado familiar com condições muito vantajosas ou a possibilidade de trabalho remoto durante 5 dias por semana, por exemplo), os espaços físicos de trabalho e a cultura.
Olhamos para esta certificação, não só como um reconhecimento do que todos, em conjunto, temos vindo a fazer, mas também como uma motivação para continuarmos a melhorar dia após dia. O Lidl atua num mercado muito dinâmico e em constante mudança e o nosso objetivo não é apenas acompanhar esse dinamismo, mas sermos igualmente impulsionadores dessa inovação.
Tânia Matias
Diretora de Talent Analytics & Attraction
Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com o Lidl.
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