[weglot_switcher]

Nordea AM adota designação “Sustainable” em 20 fundos alinhados com diretrizes da ESMA

Todos os produtos sustentáveis da gama Nordea 1 comprometem-se a alocar um mínimo de 50% em investimentos sustentáveis e respeitam as exclusões definidas por índices alinhados com o Acordo de Paris. Devido aos elevados padrões de sustentabilidade já seguidos pelos fundos da NAM, foram necessárias apenas alterações mínimas para garantir a conformidade com as novas diretrizes, esclarece em comunicado.
10 Abril 2025, 18h15

A Nordea Asset Management anunciou a adição ou manutenção da designação “Sustainable” em 17 fundos Nordea 1 SICAV, em conformidade com as novas orientações da Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA).

Todos os produtos sustentáveis da gama Nordea 1 comprometem-se a alocar um mínimo de 50% em investimentos sustentáveis e respeitam as exclusões definidas por índices alinhados com o Acordo de Paris. Devido aos elevados padrões de sustentabilidade já seguidos pelos fundos da NAM, foram necessárias apenas alterações mínimas para garantir a conformidade com as novas diretrizes.

Nils Bolmstrand, CEO da Nordea Asset Management, destacou a crescente movimentação no campo do investimento responsável e o compromisso da empresa com os critérios ESG. “A sustentabilidade sempre esteve no centro da missão da Nordea Asset Management. O nosso alinhamento com as novas diretrizes da ESMA reforça o compromisso contínuo em oferecer soluções de investimento responsável que sejam claras, transparentes e eficazes, atendendo às necessidades em evolução dos nossos clientes”, afirmou Bolmstrand.

As novas diretrizes da ESMA categorizam termos relacionados com ESG em seis grupos distintos: Sustentabilidade, Impacto, Ambiental, Transição, Social e Governação. Os fundos que utilizam esses termos devem cumprir critérios rigorosos. Atualmente, a Nordea AM disponibiliza 20 fundos Nordea 1 SICAV que atendem aos critérios da ESMA para serem considerados “sustentáveis”.

Dentro deste grupo, a gama ESG STARS da NAM, que abrange ações e obrigações, está totalmente alinhada com as diretrizes da ESMA. Todos os 13 produtos desta gama passarão a incluir “Sustainable” nos seus nomes, mantendo-se como componentes essenciais para a construção de carteiras sustentáveis. Além disso, a Nordea AM oferece uma ampla gama de fundos que se alinham a outras categorias definidas pela ESMA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.