A Nordea Asset Management anunciou em comunicado que o Government Pension Investment Fund do Japão (GPIF), um dos maiores investidores institucionais do mundo, selecionou a estratégia BetaPlus Enhanced Global ex-Japan Equity para uma parte da sua alocação a ações globais.
O fundo de pensões do Japão (GPIF) gere mais de 1,5 biliões de euros em ativos e, segundo a Nordea AM, adota uma perspetiva de investimento de longo prazo para assegurar os retornos necessários com risco mínimo.
“O investimento da GPIF na estratégia BetaPlus reflete o processo de investimento sólido da Nordea AM, o excelente controlo de risco e a capacidade consistente de gerar alpha”, salienta gestora de ativos.
“É uma honra apoiar a GPIF através das nossas capacidades em ações globais enhanced”, afirmou Nils Bolmstrand, CEO da Nordea Asset Management. “Esta colaboração reforça o nosso compromisso conjunto com um investimento disciplinado e uma gestão responsável”, concluiu.
“Estas estratégias, com perto de 80 mil milhões de euros sob gestão, são geridas pela equipa Multi Asset da Nordea AM, que trabalha em conjunto há mais de 20 anos. A equipa aplica um modelo quantitativo e multifatorial comprovado para desenvolver estratégias que oferecem exposição central escalável e eficiente ao mercado acionista, com controlos de risco disciplinados”, sublinha a Nordea.
A Nordea Asset Management conta atualmente com mais de 140 colaboradores em Portugal, reunindo equipas de investimento, distribuição e funções transversais num dos seus principais hubs europeus.
A operação portuguesa, totalmente integrada na estrutura global da Nordea AM, tem vindo a assumir um papel estratégico, incluindo o desenvolvimento de projetos de Inteligência Artificial e outras áreas para o grupo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com