“Em Portugal, nos últimos dois dias foram vacinados 7.585 profissionais de saúde”. A informação foi revelada por Graça Freitas, na conferência de imprensa da Direção Geral de Saúde realizada esta terça-feira, 29 de dezembro.
A diretora geral de saúde referiu que estes números dizem respeito a cinco centros hospitalares, o que equivale a 80% das doses disponibilizadas para estes hospitais nesta fase.
Graça Freitas explicou também que a estratégia de vacinação adotada em Portugal tem como objetivos de saúde pública reduzir a mortalidade e os internamentos, reduzir os surtos que ocorrem em populações mais vulneráveis e minimizar o impacto da pandemia quer no sistema de saúde, quer na sociedade.
“Com estes objetivos, a médio prazo temos a expetativa de controlar a Covid-19, como já aconteceu com outras doenças e vacinas no passado”, afirmou.
A diretora geral de saúde deixou novamente o apelo para que se cumpram as normas de segurança, até porque o facto de estar em curso o processo de vacinação, não invalida que essas medidas sejam dispensáveis. “No período de 7 a 20 de dezembro, 26 concelhos estavam na categoria de máxima incidência cumulativa, ou seja acima de 960 casos por 100 mil habitantes”, anunciou.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com