[weglot_switcher]

Notas de euro vão mudar em 2024 com a ajuda da cientista Elvira Fortunato

Segundo o Banco de Portugal “a Professora Elvira Fortunato é um dos 19 membros oriundos de todos os países da área do euro que participam no Theme Advisory Group, criado pelo BCE”.
  • Tiago Miranda/Expresso
6 Dezembro 2021, 11h47

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou, esta segunda-feira, que as notas de euro vão mudar de imagem até 2024 e neste processo irá contribuir a cientista Elvira Fortunado.

Em comunicado o Banco de Portugal explica que: “A professora Elvira Fortunato, Vice-Reitora da Universidade Nova de Lisboa, onde é também coordenadora da área de investigação, é a representante de Portugal no grupo que vai apoiar o Banco Central Europeu (BCE) a definir o tema e os motivos que vão constar das futuras notas de euro”.

“A Professora Elvira Fortunato é um dos 19 membros oriundos de todos os países da área do euro que participam no Theme Advisory Group, criado pelo BCE. Este grupo integra peritos de diferentes áreas do conhecimento e tem a responsabilidade de propor uma lista de potenciais temas e sugerir motivos a incluir numa nova série de notas de euro”, destaca o Banco de Portugal.

Elvira Fortunato foi selecionada “com base no seu currículo académico, do qual constam mais de 500 publicações científicas e múltiplos prémios e distinções internacionais”.

A entidade liderada por Mário Centeno adianta ainda que “o Theme Advisory Group terá ainda a missão de elaborar uma narrativa para os temas que forem selecionados para a produção e emissão desta terceira série de notas de euro, com base em resultados de inquéritos a realizar junto do público”.

Em 2020, a Comissão Europeia distinguiu o trabalho de Elvira Fortunado que utilizava materiais sustentáveis com o prémio Horizon Impact Award 2020 da Comissão Europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.