O Banco Central Europeu (BCE) anunciou, esta segunda-feira, que as notas de euro vão mudar de imagem até 2024 e neste processo irá contribuir a cientista Elvira Fortunado.
Em comunicado o Banco de Portugal explica que: “A professora Elvira Fortunato, Vice-Reitora da Universidade Nova de Lisboa, onde é também coordenadora da área de investigação, é a representante de Portugal no grupo que vai apoiar o Banco Central Europeu (BCE) a definir o tema e os motivos que vão constar das futuras notas de euro”.
“A Professora Elvira Fortunato é um dos 19 membros oriundos de todos os países da área do euro que participam no Theme Advisory Group, criado pelo BCE. Este grupo integra peritos de diferentes áreas do conhecimento e tem a responsabilidade de propor uma lista de potenciais temas e sugerir motivos a incluir numa nova série de notas de euro”, destaca o Banco de Portugal.
Elvira Fortunato foi selecionada “com base no seu currículo académico, do qual constam mais de 500 publicações científicas e múltiplos prémios e distinções internacionais”.
A entidade liderada por Mário Centeno adianta ainda que “o Theme Advisory Group terá ainda a missão de elaborar uma narrativa para os temas que forem selecionados para a produção e emissão desta terceira série de notas de euro, com base em resultados de inquéritos a realizar junto do público”.
Em 2020, a Comissão Europeia distinguiu o trabalho de Elvira Fortunado que utilizava materiais sustentáveis com o prémio Horizon Impact Award 2020 da Comissão Europeia.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com