[weglot_switcher]

Nova Procuradora-Geral da República toma posse dia 12

Lucília Gago, a Procuradora-Geral da República que vai substituir Joana Marques Vidal, vai tomar posse no Palácio de Belém a 12 de outubro.
3 Outubro 2018, 19h20

Lucília Gago, a nova Procuradora-Geral da República, vai tomar posse no dia 12 de outubro às 15 horas no Palácio de Belém.

A até agora Procuradora-Geral Adjunta substitui Joana Marques Vidal, que esteve no cargo durante seis anos.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que Lucília Gago garante “a continuidade da linha de salvaguarda do Estado de Direito Democrático, do combate à corrupção e da defesa da Justiça igual para todos, sem condescendências ou favoritismos para com ninguém, tão dedicada e inteligentemente prosseguida” por Joana Marques Vidal.

Licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa, Lucília Gago, de 62 anos, trabalhou como Delegada do Procurador da República e Procuradora da República na Vara Criminal de Lisboa, no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa e no Tribunal de Família e Menores de Lisboa.

Após seis anos de Joana Marques Vidal (incluindo vários meses de discussão sobre a possível recondução do cargo), irá agora liderar o Ministério Público. Antes de Joana Marques Vidal, os anteriores titulares deo cargo foram Pinto Monteiro (2006-2012), Souto de Moura (2000-2006), Cunha Rodrigues (1984-2000), Arala Chaves (1977-1984) e Pinheiro Farinha (1974-1977).

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.