Depois de descer a escada de madeira provisória que nos coloca do outro lado da estrutura de betão, o engenheiro Bernardo Pinto Gonçalves aponta o alvo e colhe o visitante de surpresa. “Ali ficam os cacifos para as pranchas”, diz. Estamos em Carcavelos, no meio de um terreno com 83 mil metros quadrados de área total e de todos os ângulos se avista o mar. Aí, 290 homens trabalham para erguer o futuro Campus da Nova School Business and Economics, que ficará pronto em março de 2018.
Pedro Santa Clara, presidente da Fundação Alfredo de Sousa e responsável pela criação e desenvolvimento da campanha de angariação de fundos para a construção do Campus, foi professor na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, durante uma década e aprendeu com a experiência. A UCLA compete com as outras escolas dos Estados Unidos para atrair alunos e professores, tirando partido do estilo de vida que a Califórnia oferece. O mesmo vai acontecer na Europa à medida que o ensino superior se internacionaliza. Cada escola puxará o trunfo de que dispõe. Assim fará a Nova SBE. Assim deverá fazer Portugal inteiro. Pedro Santa Clara explica: “A nossa vantagem competitiva é a proximidade do mar, a vida ao ar livre, o desporto, a vida saudável, para além de termos um povo simpático e comunicativo, uma história e cultura interessantes, uma cozinha de eleição, sermos um país muito seguro, etc…”
No projeto da autoria dos arquitetos Vítor Carvalho Araújo e António Barreiros Ferreira, nada foi deixado ao acaso. Disposto em frente ao mar, do qual se separa, neste momento, apenas pela Marginal, mas ao qual ficará ligado através de um túnel subterrâneo a construir, o futuro Campus da Nova SBE até dispõe de espaço para que os alunos que apreciam a modalidade possam guardar os seus equipamentos de surf, como evidenciava o engenheiro Bernardo Pinto Gonçalves.
O ano letivo de 2018/2019 arrancará já em Carcavelos. O Campus destina-se a acolher cerca de 3.000 alunos de todos os graus de ensino e formação: licenciatura, mestrado, doutoramento e formação de executivos. O projeto é estratégico para a escola e para Portugal, ambicionando, segundo o diretor da Nova SBE, Daniel Traça, que também acompanha a visita, um efeito multiplicador.“ O projeto do novo Campus passa pela criação de uma escola de gestão global em Portugal, que alia a qualidade académica ao estilo de vida que oferece. A Nova SBE pretende ser um hub de atração de talento no mapa internacional da formação de estudantes universitários e executivos nas áreas da economia, gestão e finanças.”
As gruas dispostas ao longo do terreno sinalizam desde longe que se está perante uma grande obra. As diferentes áreas do Campus partilham dois amplos espaços estruturantes – a alameda exterior e a galeria interior. A partir delas organizam-se as diferentes valências do conjunto: os três blocos onde serão as aulas, um dos quais destinado unicamente à formação de executivos, a biblioteca, os serviços administrativos e de apoio aos alunos, as áreas de estudos sempre abertas, a restauração e as áreas desportivas – além da surf house, ginásio e campos de jogos. A Global assina o projeto de arquitetura paisagista, farto em jardins, que serão abertos à comunidade.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com