A NOVA Medical School vai pela primeira vez descentralizar o seu programa Summer Medical School: Lifestyle, com a escolha a recair na Região Autónoma da Madeira.
O projeto da NOVA será feito em parceria com a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil e com a Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia.
A iniciativa vai decorrer entre 7 e 11 de julho, na Escola de Hotelaria e Turismo do Funchal, a que se junta um workshop no Porto Santo, a 12 de julho.
“Dirigido a crianças entre os 6 e os 10 anos, esta escola de verão, tem como principal objetivo intervir precocemente nas novas gerações, dando-lhes as competências para a adoção de estilos de vida saudáveis, que impactem a sua vida, das suas famílias e comunidades”, refere a instituição de ensino superior.
“Os participantes têm a oportunidade de adquirirem competências essenciais que trazem benefícios para a sua saúde, mas também os incentivam a ser agentes de mudança na sua família e comunidade. O objetivo da NOVA Medical School é intervir precocemente, contribuindo para a redução dos números da obesidade infantil em Portugal e ajudando a combater o aumento das doenças crónicas não transmissíveis, que representam 70% das mortes em todo o mundo”, salienta a instituição de ensino.
O programa da NOVA é assente em três pilares: a nutrição, atividade física, saúde mental, e ciência.
“Há ainda sessões interativas sobre risco cardiovascular e outras condições associadas aos estilos de vida e uma sessão de suporte básico de vida. Todas as sessões são dinamizadas por profissionais de saúde e das suas respetivas áreas de atuação: médicos, nutricionistas, psicólogos, investigadores e profissionais do exercício físico”, refere a instituição de ensino superior.
A NOVA refere ainda que a participação neste programa está prevista através de Bolsas, “através da colaboração com o setor corporativo da Região, à semelhança do que acontece em Lisboa, que permite que crianças em situações socioeconómicas desfavoráveis ou com doenças crónicas, possam participar”.
A subdiretora para a Extensão à Comunidade e Professora Catedrática da NOVA Medical School, Conceição Calhau, considerou que “é extremamente gratificante ver” a Summer Medical School: Lifestyle “sair das portas” da NOVA Medical School e chegar à Região Autónoma da Madeira.
“Quando concebemos este programa, o objetivo sempre foi ampliá-lo e levar o conhecimento a mais crianças e jovens. Em 2025, lançamos na região um formato piloto, com uma semana de atividades, mas em 2026 queremos vê-lo em pleno funcionamento durante todo o mês de julho. A NOVA Medical School tem apostado fortemente na transferência de conhecimento para a sociedade através do seu pilar de extensão à comunidade. O direito à saúde começa com o direito à educação e à informação, e este programa reúne essas três dimensões fundamentais. É assim que formamos agentes de mudança para um futuro mais saudável e equitativo”, disse conceição calhau.
Já o secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, disse que a Região “está firmemente empenhada em cumprir com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) acerca do conceito One Health – saúde global para todos – a criação de um novo ecossistema onde haja um perfeito equilíbrio da saúde humana, animal e vegetal”.
O secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, disse que “iniciativas desta natureza são sempre bem acolhidas, por corresponderem a uma promoção de literacias diversas, promotoras de competências essenciais para as crianças e jovens em idade de escolaridade obrigatória”.
A Summer Medical School: Lifestyle tem o apoio institucional do Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), do Centro de Química da Madeira (CQM), da Universidade da Madeira e de várias entidades do setor corporativo da Região.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com