A Novartis vai comprar a biofarmacêutica Anthos Therapeutics, especializada em doenças cardiovasculares, por 3,1 mil milhões de dólares (2,9 mil milhões de euros). A Anthos foi fundada pela empresa de private equity Blackstone Life Sciences e Novartis em 2019 visando desenvolver, fabricar e comercializar um medicamento para prevenir derrames e coágulos sanguíneos.
O grupo farmacêutico suíço concordou em realizar o pagamento antecipado de 925 milhões de dólares (896 milhões de euros) assim que o negócio for concluído. Caso seja necessário, a Novartis, que possui presença em Portugal, admite fazer pagamentos adicionais de até 2,15 mil milhões de dólares (dois mil milhões de euros).
As duas partes esperam que o negócio seja concluído até ao fim do primeiro semestre deste ano, indica a “Reuters”.
A Novartis e a Blackstone chegaram então a acordo para o fim da parceria entre um grupo farmacêutico e um private equity, modelo de negócio que tem sido bastante explorado por este tipo de indústria.
O segmento cardiovascular é uma das áreas médicas em que a Novartis se está a focar, especialmente depois de perder a patente do Entresto, o seu melhor medicamento para insuficiência cardíaca.
O CEO da Anthos Therapeutics, Bill Meury, elogiou as capacidades da Novartis no segmento cardiovascular. Meury expressou confiança na capacidade da farmacêutica em avançar o desenvolvimento clínico do abelacimab, o produto da Anthos, e disponibilizá-lo aos profissionais de saúde e pacientes.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com