Nove formas de poupar no Natal e de otimizar gastos

Com a compra das prendas e a preparação para aquela que é uma das datas mais importantes do ano, é normal que as despesas abundem. Porém, é possível ter uma quadra natalícia repleta de coisas boas sem realizar gastos excessivos – deixamos algumas ideias para um orçamento de Natal mais equilibrado.

A época natalícia aproxima-se e prevê-se uma temporada de gastos exorbitantes, não é verdade? E se lhe disséssemos que é possível poupar no Natal? Existem formas de otimizar os gastos se forem implementadas estratégias adequadas para tal. Continue a leitura para ficar a conhecer as nove dicas que temos para um Natal mais poupado.

#1 – Faça um orçamento natalício para poupar no Natal

Já sabemos que a criação de um orçamento familiar é a chave para manter as suas finanças controladas durante o ano, pelo que a realização de um plano de gastos para esta época também é fundamental para poupar no Natal.

Pode começar por fazer uma lista de presentes e definir o valor que vai gastar com cada um deles. Não se esqueça de contemplar, no seu orçamento, eventuais custos com decoração de Natal e as compras relativas às refeições natalícias.

Depois de elaborado o orçamento, mantenha-se fiel ao mesmo para garantir que não tem gastos desnecessários.

#2 – Não gaste o subsídio de Natal todo

Estipule bem qual o montante do subsídio de Natal que quer gastar e quanto quer pôr de parte. Aproveite este dinheiro extra para rechear a sua conta-poupança ou para aplicar em alguma solução financeira como, por exemplo, um depósito a prazo ou um plano poupança-reforma.

#3 – Reutilize decorações

Evite o desperdício e utilize decorações que já usou no ano passado. Se gosta de variar, dê asas à imaginação e faça as suas próprias peças de decoração ou dê um toque pessoal às antigas. O que não falta na Internet são ideias de decoração “faça você mesmo” para poupar no Natal.

#4 – Compre online

Para além de poder poupar algum dinheiro em compras online, ainda economiza tempo. Muitas lojas disponibilizam promoções que não estão em vigor nos estabelecimentos físicos e pode comprar confortavelmente a partir do seu sofá sem ter de ir para a confusão do centro comercial.

Dica para poupar ainda mais: utilize o cartão de crédito no pagamento das suas compras para usufruir de possíveis benefícios extra como pontos, descontos, milhas aéreas ou cashback.

#5 – Faça compras com antecedência

Quanto mais próximo da data fizer as compras, mais elevados vão estar os preços, por isso garanta que compra tudo o que necessita com antecedência para poupar no Natal.

#6 – Opte por convívios em casa

Sabemos que esta altura do ano convida a inúmeros jantares fora, mas uma excelente forma de poupar no Natal é fazer estes convívios em casa.

Escolha uma ementa simples e fácil de elaborar e convide os amigos e a família para uma jantarada em sua casa. Pode ainda pedir aos convidados que contribuam com alguma parte da refeição – por exemplo, a avó traz a sobremesa, o pai fica encarregue do vinho e os tios contribuem com as entradas.

#7 – Dê asas à imaginação

À semelhança das decorações, também pode usar a sua criatividade para fazer os seus próprios presentes de Natal. Para além de ser uma prática sustentável e amiga do ambiente, poupa mais dinheiro e oferece presentes personalizados e únicos.

Por exemplo, pode fazer um álbum com fotografias que marquem momentos bem passados com a pessoa a quem vai oferecer o presente, se tiver dotes para a cozinha pode fazer biscoitos cozinhados por si ou ainda elaborar postais personalizados.

#8 – Compare preços

Em comparar é que está o ganho. Averigue bem os preços praticados em todas as lojas e supermercados e certifique-se de que faz as suas compras no estabelecimento mais em conta.

Pode utilizar plataformas como o KuantoKusta ou o OLX para pesquisar e comparar produtos quase novos que podem estar a preços bastante convidativos e ainda aproveitar os pontos que foi acumulando ao longo do ano nos seus cartões de fidelização dos supermercados para usufruir de mais descontos.

#9 – Faça as compras todas de uma vez

Para evitar perdas de tempo e gastos extra em combustível e parques de estacionamento, escolha um dia para fazer todas as compras e assim matar todos os coelhos de uma cajadada só.

Ler mais
Relacionadas

Portugueses vão gastar 388 euros nas compras de Natal

Só nas refeições de consoada e de natal, os portugueses prevêem gastar 141 euros.

Quanto vale uma música de Natal? Este tema vale mais de um milhão de euros por ano

“Merry Xmas Everybody”, da banda rock britânica “Slade” ocupa o primeiro lugar numa lista onde cabem entre outros, Mariah Carey, os Wham e Bing Crosby.

O que se vende no Natal?

As marcas que apostam em publicidade exclusiva para esta época do ano passam hoje uma mensagem de emoção, do ‘ser’, e menos do ‘ter’. No Natal vende-se… amor.
Recomendadas

Não abandone o seu animal de estimação. Conheça algumas soluções caso vá de férias

Actualmente já existem várias soluções para quem não pode levar o seu companheiro de quatro patas. Existem hotéis para animais de estimação um pouco por todo o País.

Certificados de Reforma: o que são e como subscrever?

Investir para a reforma é algo que deve começar cedo, pois trata-se de um investimento a longo prazo e do qual só irá beneficiar provavelmente a partir dos 65 anos de idade. Entre as possíveis alternativas para este tipo de poupança, encontram-se os Certificados de Reforma. Saiba tudo sobre este produto financeiro.

Heranças: Cinco passos para receber os bens e tratar da burocracia

Perder um ente querido é algo doloroso mas, emoções à parte, existem muitas burocracias a tratar quando uma situação como esta acontece, principalmente relativas à herança. Veja como facilitar este processo e os passos a seguir para receber a sua parte e certificar-se de que a partilha de bens é feita corretamente.
Comentários