[weglot_switcher]

Nove formas de poupar no Natal e de otimizar gastos

Com a compra das prendas e a preparação para aquela que é uma das datas mais importantes do ano, é normal que as despesas abundem. Porém, é possível ter uma quadra natalícia repleta de coisas boas sem realizar gastos excessivos – deixamos algumas ideias para um orçamento de Natal mais equilibrado.
9 Dezembro 2019, 08h01

A época natalícia aproxima-se e prevê-se uma temporada de gastos exorbitantes, não é verdade? E se lhe disséssemos que é possível poupar no Natal? Existem formas de otimizar os gastos se forem implementadas estratégias adequadas para tal. Continue a leitura para ficar a conhecer as nove dicas que temos para um Natal mais poupado.

#1 – Faça um orçamento natalício para poupar no Natal

Já sabemos que a criação de um orçamento familiar é a chave para manter as suas finanças controladas durante o ano, pelo que a realização de um plano de gastos para esta época também é fundamental para poupar no Natal.

Pode começar por fazer uma lista de presentes e definir o valor que vai gastar com cada um deles. Não se esqueça de contemplar, no seu orçamento, eventuais custos com decoração de Natal e as compras relativas às refeições natalícias.

Depois de elaborado o orçamento, mantenha-se fiel ao mesmo para garantir que não tem gastos desnecessários.

#2 – Não gaste o subsídio de Natal todo

Estipule bem qual o montante do subsídio de Natal que quer gastar e quanto quer pôr de parte. Aproveite este dinheiro extra para rechear a sua conta-poupança ou para aplicar em alguma solução financeira como, por exemplo, um depósito a prazo ou um plano poupança-reforma.

#3 – Reutilize decorações

Evite o desperdício e utilize decorações que já usou no ano passado. Se gosta de variar, dê asas à imaginação e faça as suas próprias peças de decoração ou dê um toque pessoal às antigas. O que não falta na Internet são ideias de decoração “faça você mesmo” para poupar no Natal.

#4 – Compre online

Para além de poder poupar algum dinheiro em compras online, ainda economiza tempo. Muitas lojas disponibilizam promoções que não estão em vigor nos estabelecimentos físicos e pode comprar confortavelmente a partir do seu sofá sem ter de ir para a confusão do centro comercial.

Dica para poupar ainda mais: utilize o cartão de crédito no pagamento das suas compras para usufruir de possíveis benefícios extra como pontos, descontos, milhas aéreas ou cashback.

#5 – Faça compras com antecedência

Quanto mais próximo da data fizer as compras, mais elevados vão estar os preços, por isso garanta que compra tudo o que necessita com antecedência para poupar no Natal.

#6 – Opte por convívios em casa

Sabemos que esta altura do ano convida a inúmeros jantares fora, mas uma excelente forma de poupar no Natal é fazer estes convívios em casa.

Escolha uma ementa simples e fácil de elaborar e convide os amigos e a família para uma jantarada em sua casa. Pode ainda pedir aos convidados que contribuam com alguma parte da refeição – por exemplo, a avó traz a sobremesa, o pai fica encarregue do vinho e os tios contribuem com as entradas.

#7 – Dê asas à imaginação

À semelhança das decorações, também pode usar a sua criatividade para fazer os seus próprios presentes de Natal. Para além de ser uma prática sustentável e amiga do ambiente, poupa mais dinheiro e oferece presentes personalizados e únicos.

Por exemplo, pode fazer um álbum com fotografias que marquem momentos bem passados com a pessoa a quem vai oferecer o presente, se tiver dotes para a cozinha pode fazer biscoitos cozinhados por si ou ainda elaborar postais personalizados.

#8 – Compare preços

Em comparar é que está o ganho. Averigue bem os preços praticados em todas as lojas e supermercados e certifique-se de que faz as suas compras no estabelecimento mais em conta.

Pode utilizar plataformas como o KuantoKusta ou o OLX para pesquisar e comparar produtos quase novos que podem estar a preços bastante convidativos e ainda aproveitar os pontos que foi acumulando ao longo do ano nos seus cartões de fidelização dos supermercados para usufruir de mais descontos.

#9 – Faça as compras todas de uma vez

Para evitar perdas de tempo e gastos extra em combustível e parques de estacionamento, escolha um dia para fazer todas as compras e assim matar todos os coelhos de uma cajadada só.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.