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Novo aeroporto de Lisboa. CTI escolhe sete localizações e nove opções estratégicas para estudo mais apurado

A Comissão Técnica Independente restringiu esta quinta-feira a rede de opções das localizações que poderão vir a receber o novo aeroporto de Lisboa. Estas opções serão agora alvo de um estudo mais detalhado por parte da CTI.
1 – Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa)
27 Abril 2023, 17h52

Sete localizações e nove opções estratégicas foram as escolhas anunciadas esta quinta-feira pela Comissão Técnica Independente (CTI) para a localização do novo aeroporto de Lisboa, de acordo com informação avançada no encerramento desta primeira fase do processo.

Assim, as opções que avançam para a fase seguinte são as seguintes:

Mandato da resolução do Conselho de Ministros: Aeroporto Humberto Delgado + Montijo; Montijo + Aeroporto Humberto Delgado; Campo de Tiro de Alcochete; Aeroporto Humberto Delgado + Santarém e Santarém.

Foram adicionadas: Aeroporto Humberto Delgado + Campo de Tiro de Alcochete; Pegões; Aeroporto Humberto Delgado + Pegões e Rio Frio + Poceirão.

Nesta primeira fase, a CTI analisou 17 opções integradas em 15 localizações possíveis, sendo que, dessas 17 alternativas, cinco estavam designadas como opções estratégicas pelo Governo.

A CTI revelou esta quinta-feira ter definido dez critérios de seleção referentes à ‘shortlist’ definida para o estudo da localização do novo aeroporto de Lisboa, de acordo com revelação da coordenadora-geral da CTI. “Podemos avançar desde já que são dez os critérios da seleção”, destacou Maria do Rosário Partidário no início da sessão que tem lugar no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e que irá culminar com a revelação das localizações candidatas a receber a nova solução aeroportuária.

São estes os critérios: proximidade (distância ao centro de Lisboa) (média europeia 22 km), infraestrutura rodo e ferroviária existente ou planeada; área de expansão (mínimo 1000 ha); capacidade movimentos/hora; conflitos com espaço aéreo militar; riscos naturais (inundáveis, sísmicos); população afetada (ruído, estimativa, número de residentes); áreas naturais e corredores migratórios (avifauna); importância estratégica para a Força Aérea; existência de Estudos de Impacto Ambiental e Declaração de Impacto Ambiental.

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