A Comissão Técnica Independente (CTI) revelou esta quinta-feira ter definido dez critérios de seleção referentes à ‘shortlist’ definida para o estudo da localização do novo aeroporto de Lisboa, de acordo com revelação da coordenadora-geral da CTI.
“Podemos avançar desde já que são dez os critérios da seleção”, destacou Maria do Rosário Partidário no início da sessão que tem lugar no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e que irá culminar com a revelação das localizações candidatas a receber a nova solução aeroportuária.
São estes os critérios: proximidade (distância ao centro de Lisboa) (média europeia 22 km), infraestrutura rodo e ferroviária existente ou planeada; área de expansão (mínimo 1000 ha); capacidade movimentos/hora; conflitos com espaço aéreo militar; riscos naturais (inundáveis, sísmicos); população afetada (ruído, estimativa, número de residentes); áreas naturais e corredores migratórios (avifauna); importância estratégica para a Força Aérea; existência de Estudos de Impacto Ambiental e Declaração de Impacto Ambiental.
A Comissão Técnica Independente apresenta esta quinta-feira a lista de opções que considera viáveis para a localização do novo aeroporto de Lisboa. A última palavra será do Governo.
https://jornaleconomico.pt/noticias/da-ilha-no-meio-do-tejo-a-destinos-a-150-quilometros-da-capital-conheca-as-17-localizacoes-em-analise-para-o-novo-aeroporto-de-lisboa-1022148
Também presente nesta cerimónia, Carlos Mineiro Aires, presidente da comissão de acompanhamento da CTI, teceu considerações sobre este primeiro processo, com elogios endereçados a toda a equipa e uma certeza sobre o final deste processo: “Nunca estaremos todos de acordo quanto à solução que irá ser encontrada”.
Atualizada às 17h30 com os critérios definidos
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