A Comissão Técnica Independente (CTI) para a escolha do novo aeroporto de Lisboa, através de Maria do Rosário Partidário, coordenadora-geral da entidade, revelou esta quinta-feira que esta entidade trabalhou com três prazos de forma a minimizar os atuais constrangimentos do aeroporto Humberto Delgado.
“Desde o início que temos vindo a trabalhar com três prazos: longo prazo, curto prazo e prazo de transição”, começou por realçar esta responsável. O longo prazo, detalhou esta coordenadora, esteve relacionado com o prazo de cinquenta anos em que é suposto a nova infraestrutura operar.
“Queremos atender ao curto prazo: o que é que pode ser feito para minimizar os constrangimentos que são visíveis? Qualquer solução que venha a ser adotada tem o seu período de desenvolvimento, tem que haver solução para período de transição (relativamente curto e correspondente a uma primeira fase)”, destacou Maria do Rosário Partidário.
Quanto às três fases deste processo, esta coordenadora especificou o trabalho que foi efetuado neste período definido como “reconhecimento e triagem”. Nesta fase foram reunidos 70 especialistas naquilo que a coordenadora definiu como mesas temáticas, foi feita uma ampla consulta com 31 entidades públicas e privadas que partilharam preocupações e expectativas e foram acolhidas dezenas de milhares de contributos. A fase dois, que se inicia a partir de agora diz respeito ao quadro de avaliação estratégico e por fim, na fase três, será efetuada a avaliação final das opções estratégicas.
A CTI revelou esta quinta-feira ter definido dez critérios de seleção referentes à ‘shortlist’ definida para o estudo da localização do novo aeroporto de Lisboa, de acordo com revelação da coordenadora-geral da CTI.
“Podemos avançar desde já que são dez os critérios da seleção”, destacou Maria do Rosário Partidário (sem no entanto especificar de imediato quais são os critérios definidos) no início da sessão que tem lugar no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e que irá culminar com a revelação das localizações candidatas a receber a nova solução aeroportuária.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com