PremiumNovo Banco, BCP e CGD vão executar estado angolano em 30 milhões

Bancos preparam-se para executar a garantia pública que a ENDE deu no crédito concedido à Winterfell 1 para a compra da Efacec.

Depois de terem executado a Winterfell 2, com sede em Malta, por causa do empréstimo concedido a esta sociedade controlada pela empresária Isabel dos Santos que tinha 71,73% da Efacec até esta ser nacionalizada, os bancos preparam-se agora para executar as garantias de outra dívida, na holding acima desta, a Winterfell Industries (conhecida por Winterfell 1). Trata-se de um crédito concedido pelos três bancos, sendo o Novo Banco o maior credor, e que está garantida pela Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), que pertence ao estado angolano.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Lesados do Banif e das sucursais exteriores do BES acusam Governo de violar “o princípio constitucional da igualdade”

A ALEV (Associação de Lesados Emigrantes da Venezuela e África do Sul) e a ABESD – Associaçao de Defesa dos Clientes Bancários vêm falar em “potencial violação do princípio constitucional da igualdade” em reação à notícia de que Governo pode não dar garantia a lesados das sucursais exteriores do BES e aos lesados do Banif.

Bancos repetem repetem regras de atendimento ao público no novo confinamento geral

Apesar do dever geral de recolhimento domiciliário, os clientes que precisem de se deslocar presencialmente a uma agência bancária poderá fazê-lo. Mas os bancos voltaram a introduzir regras de atendimento ao público para mitigarem o risco de contágio de Covid-19.

Novo Banco eleito o melhor banco de ‘trade finance’ português

O ‘trade finance’ foi um sector atingido de forma particularmente dura pelas consequências da pandemia, “tendo os seus prestadores sido forçados a responder e a adaptar-se aos desafios imprevistos”, explica a instituição.
Comentários