[weglot_switcher]

Novo Banco: Costa critica partidos que aprovam “medidas que podem ameaçar a credibilidade internacional” do país

“Quero agradecer a todos aqueles que não desertaram”, disse hoje o primeiro-ministro elogiando o PAN, PCP, PEV, Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues por se terem abstido na votação do OE 2021.
  • António Costa
26 Novembro 2020, 15h03

O primeiro-ministro deixou hoje um elogio aos partidos que se abstiveram na votação final global do Orçamento do Estado para 2021.

“Quero agradecer a todos aqueles que não desertaram perante as dificuldades da crise e se empenharam em prosseguir o diálogo com o Governo neste processo de apreciação na especialidade”, disse hoje António Costa após a aprovação do OE 2021 no Parlamento.

“Quero saudar o PCP, o PEV, o PAN, as duas deputadas não inscritas, que colaboraram ativamente com o PS”, afirmou.

Costa também lamentou que “partidos tenham desertado ou não tenham resistido à tentação populista de aprovar medidas que podem ameaçar a credibilidade internacional”. A medida que trava a transferência de 476 milhões para o Novo Banco foi aprovada pelo PSD, BE, PCP, PEV e Joacine Katar Moreira, com a abstenção do CDS e PAN e os votos contra do PS, IL, Chega e Cristina Rodrigues.

O primeiro-ministro também deixou uma “palavra de confiança”: “Tudo faremos para que aqueles que quiseram brincar com o fogo não queimem o país. Tudo faremos para que não só a legalidade que a nossa Constituição impõe que a lei do enquadramento orçamental impõe do Orçamento inscrever todas as obrigações contratuais do Estado português, assegurar também que em caso algum a nossa credibilidade internacional será posta em causa. A luta continua”.

O OE 2021 foi aprovado com os votos a favor do PS e as abstenções do PAN, PCP, PEV, Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues, e os votos contra dos partidos à direita mais o Bloco de Esquerda.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.