[weglot_switcher]

Novo Banco vai ter como Chairman Rui Cartaxo e mantém António Ramalho a CEO

O Conselho de Administração será compostos por 11 a 15 elementos, sendo que a Comissão Executiva terá entre 5 e 7 elementos. Haverá mulheres na equipe de António Ramalho.
8 Abril 2017, 20h33

O Novo Banco mudou os estatutos e o seu modelo de governance. Isto ocorre depois da autorização do BCE ter chegado na sexta-feira, soube o Jornal Económico.

Os estatutos foram autorizados e a equipa nomeada a 21 de dezembro pelo Banco de Portugal. O Novo Banco aguardava desde então a autorização do regulador BCE.

O banco divulgou à Lusa o nome do Chairman, embora o comunicado enviado à CMVM não faça referência à nova equipe de administradores. O Jornal Económico confirmou o nome do Chairman que será Rui Cartaxo. O gestor foi o coordenador do Livro Branco sobre a Regulação e Supervisão do Sector Financeiro e era até agora consultor do Banco de Portugal.  Rui Cartaxo foi também presidente da REN.

“Na linha das melhores práticas de governance, procedeu-se à alteração da estrutura de administração e fiscalização, que passa a ser composta por um Conselho de Administração (compreendendo um Chairman, uma Comissão Executiva e uma Comissão de Auditoria), e um Revisor Oficial de Contas”, anuncia o banco liderado por António Ramalho.

A existência de um Conselho de Administração e uma Comissão Executiva era uma ideia há muito defendida pelo presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho. A mudança de estatutos aprovada permite agora este novo modelo de governance no banco que ainda é banco de transição.

O Conselho de administração será compostos por 11 a 15 elementos, sendo que a comissão executiva terá entre 5 e 7. Haverá mulheres na equipe de António Ramalho, que se mantém presidente executivo.

Os administradores não executivos serão superiores em número aos executivos, em nome das melhores práticas internacionais.

O Jornal Económico sabe que na mudança de estatutos está a criação de uma cláusula transitória aplicável durante o processo de venda, e que refere que durante este processo podem não ser preenchidos todos os lugares de administradores não executivos.

O nome de Rui Cartaxo como Chairman foi inicialmente avançado pelo Jornal de Negócios no fim do ano passado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.