[weglot_switcher]

Novo caso Herrera? FC Porto em risco de perder 83 milhões com seis jogadores

Este mercado de Verão constitui-se como a última oportunidade para que os ‘azuis e brancos’ possam fazer algum encaixe financeiro com os seis jogadores que terminam o seu vínculo contratual em 2021. Juntos valem 82,8 milhões de euros. Sérgio Conceição também termina contrato no próximo ano.
16 Julho 2020, 17h20

O FC Porto venceu o Sporting CP esta quarta-feira e confirmou a conquista do título de campeão nacional mas a preparação da próxima temporada deverá ser condicionada pelos jogadores do atual plantel que entram no último ano de contrato. Esse condicionamento resulta do facto da FC Porto SAD ser confrontada com o facto de que este mercado de Verão se constituir como a última oportunidade para que os ‘azuis e brancos’ possam fazer algum encaixe financeiro com os seis jogadores que terminam o seu vínculo contratual em 2021: Alex Telles, Sérgio Oliveira, Otávio, Moussa Marega, Tiquinho Soares e Vincent Aboubakar. Juntos, estes seis jogadores valem 82,8 milhões de euros.

Não repetir Herrera e Brahimi

Na memória dos adeptos do FC Porto e da direção da SAD está a saída há um ano de dois dos mais preponderantes jogadores dos últimos anos na equipa liderada por Sérgio Conceição. Yacine Brahimi e Héctor Herrera combinavam não só peso no balneário (o mexicano chegou a ser capitão de equipa) como eram também dois dos jogadores mais influentes no desempenho desportivo do FC Porto. Apesar dos muitos anos de FC Porto, a verdade é que a SAD não conseguiu chegar a acordo com os dois atletas para renovar contrato e os dois deixaram o clube sem que as contas fossem devidamente compensadas pelo investimento financeiro efetuado. Juntos, valiam 33 milhões de euros de acordo com o site ‘Transfermarkt’. As vantagens para os jogadores que saem a custo zero são claras: podem escolher o clube de destino e como têm o ‘passe na mão’ têm a possibilidade de receber um prémio de assinatura que os clubes que contratam aceitam pagar sem grandes reservas tendo em conta que não têm de ser gasto o valor da transferência ou a cláusula de rescisão.

Aboubakar, o mais caro

Vincent Aboubakar juntou-se ao FC Porto há seis anos e apesar do impacto inicial (que lhe valeu muitos golos), acabou por ser emprestado ao Besiktas e nas duas últimas épocas tem pouco mais de vinte jogos efetuados e apenas seis golos marcados. Com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, Aboubakar foi a contratação mais cara dos seis que terminam contrato em 2021: o FC Porto investiu 12,3 milhões de euros ao contratá-lo ao FC Lorient há seis anos. Esta época fez 9 jogos e marcou 2 golos. Está avaliado em 5,5 milhões de euros pelo site ‘Transfermarkt’.

Telles, o lateral goleador

É um jogador absolutamente essencial no FC Porto (é o melhor marcador da equipa na Liga apesar de ocupar a posição de lateral) e tem sido consecutivamente associado aos melhores clubes da Europa. No entanto, e apesar das muitas notícias que dão como certa a transferência para o Paris Saint-Germain, não há concreto. Certo mesmo só o facto de que o contrato termina daqui a um ano e que é, de longe, o jogador mais valioso do FC Porto de acordo com o site ‘Transfermarkt’: 32 milhões de euros. Foi contratado há quatro épocas por 8,5 milhões de euros aos turcos do Galatasaray e tem 45 jogos efetuados e 12 golos marcados.

Goleadores de saída?

Juntos são responsáveis por 30 golos do FC Porto esta época e aos 29 anos, também estão a 12 meses de terminar o vínculo com o FC Porto. Moussa Marega está avaliado em 19 milhões de euros e apesar de ter mercado, sobretudo em Inglaterra (o assédio de vários clubes da Premier League chegou a afastá-lo da equipa), o FC Porto tem pouco tempo para conseguir algum proveito financeiro daquele que é um dos seus jogadores mais influentes. Tiquinho Soares esteve perto de sair no início desta época mas acabou por se manter no plantel e, se tivermos em conta todas as competições em que o FC Porto está envolvido, o brasileiro é o melhor marcador da equipa com 17 golos. Está avaliado de 8 milhões de euros pelo site ‘Transfermarkt’.

Dúvidas a meio-campo

Otávio é um dos jogadores mais valiosos do meio-campo do FC Porto: de acordo com a avaliação do ‘Transfermarkt’, o médio ofensivo tem um valor de mercado de 13,5 milhões de euros. Juntou-se aos ‘azuis e brancos’ há quatro épocas por 2,35 milhões de euros depois de algumas temporadas bem sucedidas no Vitória de Guimarães. Esta temporada, leva 44 jogos disputados e um golo marcado. Outra dúvida entre os jogadores que terminam contrato na próxima época é Sérgio Oliveira. O médio, formado no clube, é uma aposta intermitente de Sérgio Conceição mas esta temporada, leva 32 jogos e cinco golos. Aos 28 anos e avaliado em 4,8 milhões de euros pelo site ‘Transfermarkt’, existem várias notícias que apontam para a renovação a qualquer momento. A verdade é que, tal como os outros cinco jogadores, o vínculo termina daqui a 12 meses.

Conceição também termina contrato

Sérgio Conceição renovou contrato com o FC Porto a 1 de março do ano passado e com a renovação do vínculo, a cláusula de rescisão subiu dos 15 para os 20 milhões de euros. Apesar de estar prestes a conquistar o título, não se pode dizer que esta tenha sido uma época fácil para o técnico que também jogou no FC Porto. Em janeiro deste ano, após a derrota na final da Taça da Liga e com o SL Benfica a liderar a Liga com mais sete pontos que os dragões, Sérgio Conceição chegou a colocar o lugar à disposição e a manifestar-se contra a direção da SAD. A um ano do fim do contrato, a continuidade para o treinador que em três épocas conquistou dois títulos para o ‘dragão’ continua uma incógnita.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.