[weglot_switcher]

Novo chairman do HSBC já escolheu próximo CEO

Mark Tucker, novo presidente do banco, aguarda que o regulador britânico aprove o candidato escolhido.
Arnd Wiegmann / Reuters
2 Outubro 2017, 09h00

Mesmo antes de assumir o cargo de presidente do HSBC, Mark Tucker decidiu rapidamente quem deveria substituir Stuart Gulliver como diretor executivo do grupo.

O banco está agora à espera de que a Autoridade de Regulação Prudencial do Banco de Inglaterra aprove o seu candidato escolhido e só depois será anunciada publicamente uma das decisões mais importantes de Tucker enquanto presidente, de acordo com o Financial Times (FT), que cita várias fontes próxima do caso.

Em 152 anos de história do banco esta é a primeira vez que uma pessoa que não trabalhava anteriormente no HSBC foi escolhida para presidir, uma vez que Mark Tucker era CEO da seguradora asiática AIA. No entanto, segundo o FT, Tucker optou por manter a tradição e  promover alguém dentro do banco, acrescentando mesmo que seria “muito surpreendente” se a sua escolha não for John Flint, atual chefe da banca de retalho.

“É óbvio que vai ser [escolhido] um candidato interno, uma vez que chamaram um presidente externo [Mark Tucker]. Faz sentido que seria ele [John Flint] “, disse um dos dez maiores acionistas do HSBC ao FT. Para Stuart Gulliver, o candidato preferido é também John Flint, que passou toda a sua carreira no HSBC, desde que se juntou ao programa de estagiários em 1989.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.