[weglot_switcher]

Novo fundo europeu tem 75 milhões de euros para apoiar economia azul

A Comissão Europeia e Fundo Europeu de Investimento apresentaram esta terça-feira o Fundo BlueInvest.
  • Jeremy Bishop on Unsplash
4 Fevereiro 2020, 16h01

A partir desta terça-feira, os “empreendedores do mar” têm mais apoios comunitários. A Comissão Europeia e o Fundo Europeu de Investimento lançaram hoje um fundo de investimento de capital próprio com 75 milhões de euros. O “BlueInvest” vai ser gerido pelo Fundo Europeu de Investimento e financiará fundos de investimento subjacentes associados à economia azul (atividades económicas relacionadas com os oceanos, os mares e as zonas costeiras).

Aliás, esta tem sido uma área de atividade na qual Portugal e União Europeia tem apostado nos últimos dois anos, tendo proliferado o número de programas de aceleração e de apoio a startups e Pequenas e Médias Empresas (PME) que desenvolvam soluções ecológicas, de aquacultura, de preservação marítima, biotecnologia, etc.

“Este setor pode desempenhar um papel importante na transição para uma economia neutra em termos de carbono até 2050, uma ambição anunciada no Pacto Ecológico Europeu. O novo programa é apoiado pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos [FEIE]”, refere a instituição liderada por Ursula von der Leyen, em comunicado.

Para o comissário europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, este fundo permite “desbloquear” o potencial da economia do mar. “Se é verdade que oceanos são os primeiros a ser afetados pelas alterações climáticas, não é menos verdade que também reservam muitas soluções para combater a emergência climática em todos os setores marítimos”, afirmou Virginijus Sinkevičius, aquando deste lançamento.

O Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, Bruxelas também financia um regime de subvenções de 40 milhões de euros para ajudar as PME da economia azul a desenvolver e a comercializar produtos, tecnologias e serviços inovadores e sustentáveis.

“Embora sejam fundamentais para a vida na Terra, os oceanos estão ameaçados e precisam de ser protegidos. É por esta razão que estamos a desenvolver soluções de financiamento inovadoras para apoiar a economia azul, que nos permitam financiar a proteção dos oceanos e transformar os mares num recurso económico sustentável”, disse Emma Navarro, vice-presidente do Banco Europeu de Investimento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.