O Banco Central da República Argentina deu ordens específicas aos fornecedores de serviços de pagamentos digitais (fintech) para que não efetuem nem facilitem qualquer tipo de operações que envolvam criptoativos.
A diretriz do banco central sul-americano indica especificamente que estas fintech “não realizem nem facilitem aos seus clientes operações com ativos digitais”, pode ler-se num comunicado do regulador citado pela agência Efe.
De acordo com essa informação a que a agência de notícias teve acesso, a ordem do regulador inclui os criptoativos “que não se encontrem regulados pela autoridade nacional competente e autorizados pelo Banco Central de la República Argentina”. “Assim, a normativa, impede as PSPCP (ou seja, as empresas fintech consideradas fornecedores de serviços de pagamento que oferecem contas de pagamento) de efetuar este tipo de operações nem de facilitar esse tipo de operações através das suas aplicações ou plataformas web”, indicou a autoridade monetária argentina.
O banco central alegou que esta medida visa “mitigar os riscos que as operações com estes ativos poderiam criar aos utilizadores de serviços financeiros e ao sistema nacional de pagamentos” e “equipara as regras que os PSPCP e as entidades financeiras devem cumprir”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com