[weglot_switcher]
1323090
Em Foco

Novo Nordisk afunda mais de 25% com corte de vendas e lucro operacional

No caso das vendas a farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk baixou o crescimento para o intervalo entre os 8%-14% face ao anterior intervalo de 13%-21%, e a subida do lucro operacional desceu para o intervalo entre 10%-16% face ao anterior intervalo 16%-24%. O Bank of America baixou o rating de ‘compra’ para ‘neutro’.

Atualidade

CGD com ligeira subida dos lucros para 893 milhões no primeiro semestre

Este resultado, revela a Caixa, foi impulsionado pelo crescimento do volume de negócios que mitigou o impacto da descida das taxas de juro na margem financeira do Grupo.

BCP com lucros 502,3 milhões no primeiro semestre a subirem 3,5%

O resultado líquido da atividade em Portugal aumenta 3,2% passando de 411,0 milhões de euros no primeiro semestre de 2024 para 424,0 milhões de euros no primeiro semestre de 2025.

Lucro da EDP Renováveis caiu 56% no semestre

As receitas aumentaram 18%, para 1,42 mil milhões de euros, devido ao crescimento de 2% nas vendas de eletricidade, para 1,16 mil milhões de euros, e pelo aumento nos proveitos de parcerias institucionais de nova capacidade instalada nos Estados Unidos.

Lucro da Sonae cresce 41% apoiado no negócio e na valorização do imobiliário

O volume de negócios cresceu 23,1%, para 5.253 milhões de euros, e EBITDA aumentou 28,1%, para 525 milhões de euros.

Estado fecha primeiro semestre com excedente acima de 2 mil milhões de euros

É uma melhoria evidente em relação ao défice de 2,6 mil milhões do período homólogo e ao superavit de 600 milhões até maio, contando com o forte contributo da receita fiscal, nomeadamente do IRC.

Fed mantém os juros inalterados apesar da pressão de Trump e divisões internas

As taxas diretoras permanecem assim entre 4,25% e 4,5% pela quinta reunião consecutiva apesar da pressão constante de Trump e alguns membros da sua administração, que querem um corte significativo dos juros com urgência. Pela primeira vez desde 1993, dois governadores votaram em sentido contrário ao consenso.

Powell vê Fed numa “boa posição” para lidar com economia “numa situação incomum”

Os riscos para a inflação, emprego e crescimento são variados e podem empurrar estes indicadores para qualquer direção, pelo que a atual postura “moderadamente restritiva” da Fed continua a ser apropriada, defendeu Jerome Powell.

Quem paga pelas tarifas de Trump e para onde vai o dinheiro?

Presidente dos EUA afirma querer aumentar a arrecadação federal e ganhar concessões de países com as sobretaxas

Paulo Macedo continua a querer comprar uma carteira de crédito a empresas

“Não dissemos que não temos interesse em comprar nada. Estamos apostados em crescer organicamente na questão das empresas e em geral. Outras oportunidades? Logo veremos”, disse o banqueiro na apresentação de resultados.

Volume de negócios do Grupo Visabeira subiu 18%, para 1,3 mil milhões no primeiro semestre

Este valor representa um aumento de 203 milhões em relação ao semestre homólogo de 2024, sendo que 95% deste crescimento foi gerado de forma orgânica. Por sua vez, o EBITDA atingiu os 156 milhões de euros, apresentando um crescimento homólogo de 33%.

Portugal admite reconhecer o Estado da Palestina numa declaração com 15 países

Pela Europa, assinam a declaração Andorra, Finlândia, França, Islândia, Irlanda, Luxemburgo, Malta, Noruega, Portugal, San Marino, Eslovénia e Espanha. Entre estes países, Espanha, Irlanda, Noruega e Eslovénia reconheceram o Estado palestiniano no ano passado.

Estruturas portuárias nacionais vão ser alvo de investimento de quatro mil milhões até 2035

Deste valor, 75% (três mil milhões de euros) são de investimento privado através do lançamento de 15 novas concessões durante os próximos 10 anos e inserem-se na estratégia para os portos comerciais do continente designada “PORTOS 5+”.

Taxa Ponto Verde com impacto “significativo” nas receitas das adegas

A taxa Ponto Verde, que foi subitamente elevada em 160%, vai acrescentar três milhões de euros à despesa das adegas cooperativas, um esforço adicional “significativo”, segundo a Federação Nacional de Adegas Cooperativas (Fenadegas) e a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri).

Telpark fecha semestre com receitas de 110,3 milhões de euros

Segundo a empresa, as receitas foram impulsionadas pelo “dinamismo do segmento Off-Street (estacionamento subterrâneo) e pela evolução positiva dos contratos On-Street (vias públicas), que aumentaram seu volume de negócios em 14% e 3%, respetivamente”.

Entrevista

Hilde Jenssen: “O Empower Europe Fund vai investir em transformações económicas que superam a volatilidade de curto prazo”

A Nordea Asset Management lançou um novo fundo focado em três áreas: defesa e Cibersegurança, a resiliência energética e a reindustrialização (reshoring). A co-gestora de carteira do fundo, Hilde Jenssen, em entrevista ao JE, confirma que o interesse dos investidores por estes ativos está a ser impulsionado pelo “apoio político, pelos riscos geopolíticos e pelas tendências de transformação” das infraestruturas.

Mercados

Investidores de olhos postos na decisão da Fed

A REN liderou as perdas, com uma queda de 1,67% para 2,940 euros, seguida da Jerónimo Martins, que perdeu 1,39% para 21,22 euros. Do lado dos ganhos europeus ficaram a Corticeira Amorim, que na terça-feira apresentou uma diminuição de 5,5% nas receitas. A Mota-Engil também registou ganhos, de 0,90% para 4,464 euros.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quinta-feira

No dia em que o INE avança com a estimativa da inflação em julho, são várias as empresas nacionais que dão a conhecer os seus resultados semestrais: BPI, EDP e Semapa. Hoje também é dia de decisão de política monetária no Japão.

Opinião

Jovens e Seniores: o potencial que continuamos a desperdiçar

É tempo de fazer escolhas. Ou continuamos a gerir gerações como custos sociais, ou ousamos tratá-las como o que realmente são: ativos humanos essenciais à construção de um país mais justo.

Prevenção de incêndios: acelerar a mudança

No flagelo dos incêndios, o país precisa de uma estratégia coordenada e duradoura, que sobreviva a legislaturas e sirva o bem comum. Só com o envolvimento de todos os setores, dos privados às comunidades, se cria escala para agir e fazer a mudança.

Os indigentes

A Europa é chefiada por indigentes e Trump perdeu-lhes o respeito, se é que alguma vez o teve. Além de despedaçar a Europa, Trump mostra o seu desprezo pelo projeto europeu que poderia vir a desafiar o poder norte-americano.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.