[weglot_switcher]

Novo primeiro-ministro do Canadá convoca eleições para abril para combater “ameaça” Trump

Mark Carney substituiu em março Justin Trudeau como primeiro-ministro do Canadá. Agora convoca eleições para 28 de abril pedindo à população um “mandato forte” para poder combater a “ameaça” representada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Frank Augstein/Reuters
24 Março 2025, 09h16

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, que substituiu no cargo Justin Trudeau, em março, convocou eleições antecipadas no país, para 28 de abril, afirmando que precisa de um “mandato forte” para lidar com a “ameaça” que representa o novo presidente norte-americano, Donald Trump, avança esta segunda-feira a agência noticiosa Reuters.

Mark Carney considera que Donald Trump quer “quebrar” o Canadá para que os Estados Unidos possam “ter posse” do Canadá, assinala a agência noticiosa.

Recorde-se que desde que Donald Trump tomou o poder, em fevereiro, que o Canadá tem sido um dos países visados com tarifas comerciais por parte dos Estados Unidos.
Mark Carney antes de chegar a primeiro-ministro foi presidente do Banco do Canadá e também presidente do Banco de Inglaterra.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.